Início Noticias Projovem Adolescente realizou viagem para a Cidade de Lençois-Ba

Projovem Adolescente realizou viagem para a Cidade de Lençois-Ba

Por Reginaldo Spínola
Mais um ciclo da vida de aproximadamente 150 jovens, que compuseram entre os anos 2008 e 2009 a primeira turma do Projovem Adolescente de Itambé, está se findando . No projeto, eles tiveram a oportunidade de se reconhecerem como cidadãos; foram provocados a ter atitudes críticas e ativas frente aos problemas ambientais; mobilizaram a comunidade em nome do fortalecimento da cultura local; incentivados a serem protagonistas juvenis,  realizaram diversas campanhas de conscientização, como a caminhada de combate ao mosquito transmissor da dengue.
Por tudo isso, e por terem elevado o Projovem de Itambé a condição de referência para o Brasil, merecidamente, ganharam da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Itambé, uma viagem tendo como destino a Cidade de Lençois, na Chapada Diamantina-Bahia.
A turma saiu de Itambé por volta das 2:00 da manhã da sexta-feira, desembarcando em Lençois às 11:00 da manhã do mesmo dia. Eram aguardados pela equipe do Cras ( Centro de Referência da Assistência Social) da cidade, que abriu as portas da casa das famílias,  para ofertarem todo o apoio necessário para a estadia dos “projovianos” de Itambé.
A cidade de Lençois é envolta pela Floresta do Sincóra. Dentro dela é que é possivél ter uma noção da biodiversidade presente na Chapada, lugar visitado por turistas do mundo inteiro, muitos em busca de emoção e aventura na prática dos esportes radicais.
Assim que desembracaram,  os jovens itambeenses, acompanhados pelos guias turísticos contratados e pelos seus orientadores sociais,  já quiseram sair para desbravar as belezas naturais de Lençois. Encontrando no meio do caminho de pedras, das passagens estreitas e sinuosas, cenários de tirarem o fôlego de tão belos, como: as minúsculas cavernas, em que a luz solar adentra através de pequenos buracos; o solo encoberto pelas areias coloridas; as cachoeiras e quedas d´ água, que proporcionam uma sensação de bem estar ao corpo e a alma.
Ir a Lençois e não conhecer o Morro do Pai Inacio é um pecado imperdoavél, que os “projovianos” não tiveram a coragem de cometer. De lá,  o visitante se sente tão superior em relação ao mundo quanto tão inferior em relação ao criador. “Do alto do Morro do Pai Inácio, a ideia de liberdade é bastante intensa nas nossas mentes“, afirmou Raissa, participante do Projovem Adolescente de Itambé ao avistar panoramicamente a grandeza da Chapada Diamantina.
 Para a Galera do Projovem de Itambé a viagem teve um significado especial , pois eles puderam conhecer a história da Bahia, que se é contada nas calçadas, nas ruas e casarões de Lençois. Puderam ver, na prática,  o respeito conferido por moradores e turistas  ao meio-ambiente, desde o cuidado com a limpeza das vias públicas até a preservação dos rios e das matas, cujas temáticas foram trabalhadas teoricamente no decorrer do Projeto. Além de terem a chance de integrar e de socializar ideias e ideais com o Grupo do Projovem Adolescente de Lençois.
A viagem encerrou-se no domingo, após terem conhecido um tobogan natural. Partindo de volta a corriqueira vida de Itambé, deixaram para sempre arquivados em suas memórias, as amizades construídas, os momentos de diversão e brincadeiras vividos dentro ou fora das geladas águas da cidade de Lençois.
Através das fotos, o Projovem Adolescente lhe apresenta um pouco de Lençois!!!

Compartilhe esse post com seus amigos

4 Comentários

fabricinha meuzinha 1 de janeiro de 2012 - 16:59

ooo saudade dessa cidade chata rsrsrs

Lita 20 de março de 2010 - 14:00

Caraka q lugar lindo!
q vontade de sair do curso hj sabado e sair voando prá ai!

Anônimo 17 de março de 2010 - 23:21

Êta, que Grande viagem inesquecível!
O morro do Pai Inácio me inspirou! kkkkk…
Com certeza, conhecemos um lugar maravilhoso, no qual só aumentou os meus conhecimentos.
A aventura foi incrível!
O meu muito obrigado a nossa Secretária de Assistencia Social e a Prefeitura Municipal de Itambé!

Raissa Silva (Projovem Adolescente)

Anônimo 5 de junho de 2012 - 10:48

Em ano eleitoral Moá é bonzinho.
Jovens aproveite e cobre mais ações do prefeito "BONZINHO"KKKKKKK.Que quando passar a eleição, ele volta a mostrar quem ele é.
ABRA O OLHO JOVEM!!!!

Comentários estão fechados.

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade