Início Noticias IML DE CONQUISTA PEDE SOCORRO

IML DE CONQUISTA PEDE SOCORRO

Por Reginaldo Spínola

Gavetas onde os corpos são transportados espalhadas pela lateral do prédio, ar condicionados enferrujados, paredes com infiltrações e bolores. Esse é o cenário que caracteriza o IML de Vitória da Conquista.
 
Daniela Viana, Luiz Pedro Passos e Paula Pereira
Com uma equipe composta atualmente por nove médicos legistas, dois peritos odonto e sete peritos criminais, prestando serviços a cerca de trinta e cinco cidades da região sudoeste, o Departamento de Polícia Técnica (DPT)/Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista sofre com a precariedade existente em sua estrutura física e de trabalho.
Segundo a coordenadora regional do DPT, Isnara Martins, a maior parte das dificuldades que interferem no atendimento digno aos usuários, advém de deficiências encontradas nas instalações elétrica e hidráulica do prédio. “O IML de Conquista existe há mais de vinte anos e nunca passou por reforma, por ser um prédio público precisa estar se estruturando”, disse a coordenadora, informando que muitas vezes os profissionais são impedidos de realizar a necropsia no período da noite devido à ausência de iluminação adequada. “Nós temos esse prejuízo. Às vezes o corpo chega à noite e só é liberado pela manhã, pois as lâmpadas das salas onde as autopsias são realizadas não funcionam, impedindo o trabalho dos legistas”, acrescenta.
Espaço interno do IML
Outros problemas do prédio são as abundantes infiltrações, partes do teto sem gesso, fios expostos nas paredes, escassez de profissionais para a limpeza do local, portas com os vidros quebrados fechadas por carrinhos e botijões, péssima estrutura do necrotério, falta de alas para as famílias que fazem a identificação dos corpos e para as funerárias responsáveis pelo sepultamento. “A reforma do necrotério deve ser feita em caráter emergencial. Precisamos de salas que dêem acomodação às famílias, pois esse é um local onde recebemos mortes violentas. As pessoas chegam abaladas para reconhecer o corpo, por conta disso necessitam de um acompanhamento especializado”, diz a coordenadora.
Para o gerente de uma funerária, Paulo Oliveira, um dos piores problemas está relacionado ao atendimento em horários especiais. “Eu já cheguei ao IML várias vezes de madrugada e não fui atendido. Precisei esperar até  amanhecer o dia”, relata Paulo, dizendo que a estrutura do prédio é péssima, principalmente no que tange à segurança do ambiente. “Faz-se necessário a construção de um muro ao redor do local. É preciso também melhorar a limpeza, pois devido ao mau cheiro fica impossível permanecer no salão onde o corpo é preparado”.
Uma outra deficiência apontada pela coordenadora é a falta de recursos humanos. O IML de Conquista não dispõe de peritos criminais, tais como biólogos, geólogos e engenheiros. Por conta disso, os laudos que deveriam ser feitos por esses profissionais são encaminhados para Salvador, o que ocasiona o atraso dos processos.
A reforma do IML, como informou a coordenadora, foi solicitada desde 2008 e reforçada em fevereiro de 2009, quando Isnara assumiu o cargo e elaborou um relatório com  as informações necessárias para pleitear a reforma junto à Secretaria de Segurança Pública da Bahia.   No mês de julho, representantes do governo estadual visitaram o IML a fim de analisarem as condições do local. Na oportunidade eles garantiram que no prazo máximo de 30 dias pequenos reparos seriam feitos no prédio. “A verba que eles têm é pouca. É para cuidar de coisas menores, então espero que  façam pelo menos a parte hidráulica e elétrica do prédio”, manifesta.
Conforme o deputado estadual, Jean Fabrício Falcão (PC do B), o Instituto de Perícia Técnica da cidade de Conquista, assim como os demais da Bahia, se encontra em situação caótica e precária. “Os institutos não tem nenhuma qualidade e nem condições de funcionamento. A população depara com serviços de péssimo estado”, afirma. O deputado declarou também que todas as formas de conversações políticas foram realizadas em reuniões e discussões com o governo, e eles garantiram que o recurso para a reforma será liberado.
Em reunião com o prefeito da cidade, Guilherme Menezes, Isnara solicitou o apoio do gestor à luta. Na ocasião o mesmo se dispôs a dar sustentação ao pedido junto ao atual Secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Teles Barbosa.
             
Reportagem produzida para a disciplina de Jornalismo Impresso I do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade