Página Inicial / Noticias / Itambé comemora a festa do Padroeiro, com a grande Procissão de São Sebastião

Itambé comemora a festa do Padroeiro, com a grande Procissão de São Sebastião

A comunidade católica em Itambé realizou no mês de janeiro, o Novenário comemorativo ao Padroeiro da cidade, São Sebastião. A Festa do Padroeiro em 2016, que teve como tema “Como São Sebastião queremos ser Misericordiosos como o Pai”, ganhou um elemento ainda mais especial. Neste ano, a Igreja Católica comemora também os 80 anos de fundação da Paróquia de São Sebastião. Além disso, a Igreja celebra o Jubileu Extraordinário da Misericórdia (2015-2016).

As comemorações tiveram início no dia 11 de janeiro e finalizou nesta quarta-feira, dia 20, com a grande Procissão de São Sebastião. A festa do Padroeiro de Itambé é organizada pela Igreja Matriz de São Sebastião, tendo à frente o Pároco Pe. Juracy Marden Mendes Pires, com a mobilização de todas as Comunidades Eclesiais de Bases e grupos de orações, como Os Filhos da Luz, Terço dos Homens, entre outros.

Como parte da Programação comemorativa, no último domingo, 17, pelo terceiro ano consecutivo, uma grande cavalgada foi realizada pelas ruas da cidade, com cavaleiros e amazonas demonstrando sua fé e devoção ao Santo Padroeiro da cidade.

No dia em que se encerrou o novenário, nesta quarta-feira 20, as comemorações iniciaram às 5 da manhã, com a realização de uma alvorada pela cidade e café da manhã partilhada. Às 9:00h, aconteceu a realização da Santa Missa em Honra a São Sebastião, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu. A Igreja Matriz ficou lotada de fiéis para a celebração.

À noite, fiéis da cidade e região se reuniram no entorno da Igreja Matriz para o tradicional desfile das Comunidades de Base da sede, Distrito de Catolezinho e povoados de Itambé.

O momento maior da festa, a Procissão de São Sebastião aconteceu logo após o desfile das comunidades. A chuva caiu como uma benção do céu durante a procissão, que teve o acompanhamento de um mine trio, com a banda da igreja animando os fiéis. A procissão é uma das maiores manifestações de fé existentes na Região Sudoeste e uma das mais fortes expressões culturais do município.

Em seguida aconteceu o momento mais emocionante da grande festa católica. Uma multidão aguardava a Benção do Santíssimo Sacramento, que foi celebrada pelo Pe. Juracy, nas escadarias da Igreja Matriz.

As comemorações se encerraram, com o descerramento da Placa Comemorativa do 80º Aniversário da Paróquia de São Sebastião, com a presença do Prefeito Municipal Ivan Fernandes, a convite do Pe. Juracy Marden. (Redação e fotos: Itambeagora)

Sobre Reginaldo Spínola

Postagem em destaque

Mulher se distrai com celular e morre atropelada por trem em SP

Uma mulher identificada como Lourdes Rosário Ramos morreu ao ser atropelada por um trem, na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.