Início Curiosidades Lembranças de Itambé de outrora

Lembranças de Itambé de outrora

Por Reginaldo Spínola

blog-itambe-agora

Voltando no tempo para lembrar um pouco da rica história de Itambé, revivemos a inauguração do Cinema da cidade, Cine Itambé, que na época, era localizada na Rua Rui Barbosa, no Centro da cidade. A inauguração, que não se sabe ao certo em que dia exatamente aconteceu, foi marcada como momento histórico em Itambé, já que a televisão e o cinema eram novidades para a população. Três filmes estavam em cartaz naquela noite da inauguração eram “A Cegonha Demora-se”, do ano de 1950, “A Luva de Ferro” do ano de 1952 e “Está com Tudo”, lançado em 1953.

O Sr. Aristidides (Tidinho), tio do Capitão Jayr de Almeida Santos era o operador de projeção juntamente com outros. Quem atuava na portaria, com muita seriedade e rigor, era o Sr. Antônio Caidor e o Sr. Nezinho. Naquele tempo, o Juiz de Direito da cidade era rigoroso e agia com firmeza para fazer valer a censura. Menor de 18 anos era rigorosamente proibido de assistir filmes (Proibidos), a exemplo do Longa Metragem “Copacabana Zero Hora”, gravado em 1960 e censurado em 1961.

Depois de algum tempo, o Cine Itambé mudou de nome e passou a se chamar Cine Fox, até o seu fechamento, em meados dos 80. Hoje o prédio ainda existe, pertence a prefeitura municipal e é denominada de Centro de Cultura Municipal.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade