Página Inicial / Noticias / Santa Casa de Itambé avança com melhorias na estrutura do hospital e atendimento ao público

Santa Casa de Itambé avança com melhorias na estrutura do hospital e atendimento ao público

Compartilhe em sua Rede Social

itambagora

A única unidade de pronto atendimento em Itambé, a Santa Casa de Misericórdia segue avançando em investimentos na área estrutural, burocrática e atendimento aos usuários do hospital. Uma realidade mais confortável, se comparado aos anos anteriores a 2015, período em que o hospital esteve com ameaça iminente de fechamento, por conta da grave situação financeira da Santa Casa, vivido ao longo da sua história.

As adequações à realidade financeira do hospital, promovidas pela nova diretoria, aliada a compreensão e colaboração de fornecedores que se sensibilizaram com a crise da entidade, foram cruciais para o enxugamento das despesas, gerando condições de investimento em várias áreas do hospital.

A Santa Casa, através da diretoria e conselho fiscal da Maçonaria estabeleceu metas para os primeiros sete meses, sendo que a principal foi sanar as pendências com os funcionários e renegociar débitos anteriores ao ano de 2015, como Imposto de Renda (IR), INSS, FGTS e fornecedores credores. Com a colaboração dos servidores da entidade e compreensão de fornecedores, acordos foram firmados e o hospital passou a ter dias menos tensos. Hoje, o funcionalismo se encontra com seus salários em dia, referente a nova gestão.

No dia 27 de novembro, o hospital deu um importante passo, inaugurando o Centro Administrativo, denominado Nivaldo Pedro da Silva, em homenagem ao saudoso Baixinho da Veterinária. O novo Centro Administrativo passou a reorganizar e facilitar o trabalho burocrático, além de agilizar o serviço de informação com a regulação e facilitar o acesso aos arquivos informatizados.

Um problema que o hospital está vencendo – dentro de um cronograma a médio prazo, são as adequações de estrutura física, para atender as exigências da SESAB, que por meio do serviço de vigilância sanitária realiza análise permanente da situação de saúde da população, com o objetivo de controlar determinantes, riscos e danos à saúde pública. Essa análise é feita anualmente e alguns setores do hospital foram notificados pela SESAB, obrigando a Santa Casa realizar reformas nestes locais, para não ter restrições na aquisição do certificado emitido pela Vigilância Sanitária do Estado, documento esse, que deixa a entidade apta para compra de medicamentos para atender o hospital.

Entre as reformas promovidas, está a nova instalação da cozinha, adequada recentemente atendendo as normas exigidas pela SESAB, além da Sala de Raio-x, sala de fisioterapia e banheiro da maternidade, concluída nesta semana. Dentro de um cronograma estabelecido de acordo com as condições do hospital, serão reformados ainda, a sala de parto, sala de pediatria e sala de enfermaria, que foi iniciada nesta segunda-feira (11).

Entre as conquistas, o hospital destaca a aquisição de um aparelho eletrocardiógrafo, para exames de eletrocardiograma, disponível sem custo para os usuários. Para os não usuários, o hospital disponibiliza o exame, ao custo de uma taxa de manutenção do equipamento. 3 bebedouros novos foram instalados para melhor atendimento aos usuários e familiares.

De cara nova, o novo visual da Santa Casa tornou-se uma das mais belas imagens da cidade. Graças ao investimento em pintura e reforma na faixada e área de acesso do hospital.

A luta para manter a Santa Casa em pleno funcionamento é constante e tem colhido bons frutos graças também, a atos de cidadania promovidos pela comunidade itambeense, que constantemente faz doações de alimentos e materiais de limpeza. Recentemente, uma doação no valor de R$ 10.000,00 proveniente de uma festa beneficente, idealizada pelo cantor itambeense Sinho Ferrary, irá ajudar o hospital a equilibrar as finanças neste mês de abril. A festa foi um sucesso e contou com a participação em massa da população que lotou a Empório 365, em um show inesquecível. Esse dinheiro se encontra na conta do hospital.

Para quem quer fazer doação a Santa Casa, a direção avisa que aceita alimentos e produtos de limpeza, a ser entregue na própria entidade.

Sobre Reginaldo Spínola

Postagem em destaque

Após intensa luta contra o câncer, morre a jovem Ana Lúcia

Compartilhe em sua Rede Social  É com muito pesar que informamos que a jovem Ana …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.