Início Brasil ‘Três na caça ao líder: só feito inédito tira o título brasileiro do Palmeiras’

‘Três na caça ao líder: só feito inédito tira o título brasileiro do Palmeiras’

Por Reginaldo Spínola

itambagora

Uma vitória do Palmeiras na Vila Belmiro “definiria” o campeão brasileiro. A vitória do Santos o colocou na briga pelo título, mas o empate entre Atlético-MG e Flamengo ainda deixa o campeonato nas mãos do Verdão, apesar do tropeço após 15 rodadas sem derrotas.

Só uma vez na história dos pontos corridos (com 20 clubes) o campeão não liderava a cinco jogos do fim: Flamengo, em 2009. Só que, há sete anos, o Fla, em quarto, estava a quatro pontos do líder Palmeiras. Hoje, o primeiro tem cinco de vantagem para o segundo colocado, seis para o terceiro e sete para o quarto (clique nas fotos e veja a situação de líder e vice-líder ano a ano).

Qualquer campeão, que não seja o Alviverde, será com um feito inédito: tirar cinco ou mais pontos de diferença para o líder nesta reta final. É possível, claro, que a escrita seja quebrada, o que só valorizaria o título de um dos três que sonham com o primeiro lugar, ocupado com méritos pelo Palmeiras por 24 rodadas das 33 disputadas até aqui.

Nem mesmo em 2004, com 24 clubes, isso aconteceu: o Santos, campeão, estava só dois pontos atrás do Atlético-PR a cinco rodadas do fim.

Ao fim do sábado que marcou confrontos diretos entre os quatro primeiros, a situação ficou mais clara com relação a título. O Palmeiras será campeão brasileiro com mais dez pontos, pontuação máxima que irá precisar se Santos ou Flamengo forem 100% agora (apenas um pode ser, já que se enfrentam).

O Fla só chega a 77 pontos, o Peixe não passa dos 76 e o Galo fará 75 no máximo. Com 67 pontos, o Verdão não será ultrapassado com três vitórias e um empate. Fora a frieza dos números, e apostando que nenhum dos quatro será perfeito em cinco jogos, é muito provável que o campeão brasileiro seja definido com 74 ou 75.

Nenhum dos quatro está com desempenho de encher os olhos. O Fla, após jogos ruins, fez ótimo primeiro tempo em Minas. O Galo, com jogo coletivo ruim e muitos talentos na frente, reagiu no segundo. Santos e Palmeiras fizeram um clássico fraco. O líder foi mal contra o Sport e na Vila: precisa melhorar seu futebol para conseguir a meta de vencer todas em casa.

O incrível Botafogo, que tropeçou em casa com o Coritiba, assumiu a liderança do segundo turno com o empate em 0 a 0: tem os mesmos 31 pontos do Palmeiras, mas conquistou uma vitória a mais (10 a 9). Santos e Fla têm 28. Curioso é que o líder do Brasileirão, após 14 jogos, pontuou mais no returno do que no turno, quando fez 29 após o empate no Allianz Parque com o Peixe. Curioso porque tinha desempenho melhor antes, mas tem mais resultados agora, mesmo encarando os adversários mais complicados fora de casa.

Nas últimas rodadas, Verdão e Flamengo jogarão três de cinco como mandantes. Galo e Peixe fazem três fora. Quem leva o título de 2016? (Fonte: O Lance)

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade