Início Bahia Bebê com hidrocefalia e meningite espera por cirurgia há 4 meses na BA

Bebê com hidrocefalia e meningite espera por cirurgia há 4 meses na BA

Por Reginaldo Spínola

wp_20161118_009

Uma menina de um ano e dois meses, diagnosticada com hidrocefalia e meningite espera por uma cirurgia urgente há quatro meses. A criança está internada no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, no sul da Bahia, e precisa ser transferida para uma unidade de saúde especializada.

itambagora-3

De acordo com os pais de Railane Vitória, a menina já passou por diversos procedimentos desde que foi levada para a unidade de saúde, mas agora precisa de uma cirurgia que não pode ser feita lá. Do dia do diagnóstico até agora, a cabeça da criança já dobrou de tamanho, porque a doença faz com que líquidos fiquem acumulados dentro do crânio e aumentem a pressão sobre o cérebro.

“Eu pensei que era um bebê normal, aí depois ele falou que ela tinha nascido com hidrocefalia. Eu nem sabia que doença era essa”, contou Sonia Pereira, mãe da menina.

Relatório de transferência aponta complicações no quadro de saúde da menina (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)

De acordo com o hospital, a solicitação de transferência já foi realizada junto à Central Estadual de Regulação da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), e a equipe médica aguarda a autorização para realizar o procedimento. O último relatório de transferência, feito no dia 21 de novembro, mostra que a menina está com complicações neurológicas.

Desesperados por conta da demora para a realização da cirurgia, a família de Railane Vitória chegou a fazer uma denúncia ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), com medo que a vaga não chegue a tempo.

“Ela está tendo convulsões direto e eu tenho medo de perder minha filha, do jeito que eu estou vendo ela lá naquele leito lá”, disse a mãe da criança.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que está em busca de uma vaga que atenda ao perfil da menina. (G1)

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade