Início Bahia Árvore de terreiro de candomblé cai, mata idosa e deixa duas pessoas feridas

Árvore de terreiro de candomblé cai, mata idosa e deixa duas pessoas feridas

Por Reginaldo Spínola

itambeagora

Na madrugada desta sexta-feira (2), uma árvore centenária, plantada dentro do terreiro de Alaketu, no bairro Matatu de Brotas, em Salvador. Uma mulher de 64 anos morreu e outras duas pessoas da mesma família ficaram feridas na madrugada desta sexta-feira (2) após a queda de uma árvore dentro do  Terreiro de Alaketu, que fica na Rua Luís Anselmo, em Salvador. Segundo Suzane Barbosa, iyá atinsa do terreiro, a árvore é sagrada e representa um orixá antigo, o Iroko. Ainda segundo Suzane, a árvore tombou após ter sido atingida por um raio, entre 2h e 2h15 desta sexta-feira (2). Além da idosa que não resistiu, ficaram feridos a filha dela e um neto.

itambeagora-4

A Codesal condenou o imóvel onde funciona o terreiro, que é uma construção do século XVIII, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em dezembro de 2004. Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local tentando resgatar o corpo da vítima fatal. As outras vítimas foram socorridas por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com a queda, a árvore atingiu quatro casas que ficam no entorno. Ainda não há informações sobre os riscos de desabamento desses imóveis atingidos, nem a dimensão dos danos.

itambeagora-3

O local foi isolado para o trabalho da polícia e da Defesa Civil (Codesal).  As causas do incidente ainda não foram divulgadas. A árvore fica no fundo do terreiro. No imóvel onde funciona o templo religioso vivem cerca de 20 pessoas. A ialorixá da casa, mãe Jocelina Bispo, estava no terreiro na hora e foi avisada do acidente por vizinhos. “Foi uma surpresa pra gente, essa árvore foi podada em março. É tudo muito novo, ainda não sabemos para onde vamos. Só depois para definirmos isso”, explicou Suzane Barbosa. (Correio da Bahia)

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade