Início Bahia Conheça a história do criminoso que matou o empresário em Vitória da Conquista

Conheça a história do criminoso que matou o empresário em Vitória da Conquista

Por Reginaldo Spínola

itambeagora

Reportagem Especial – De criança abandonada a assassino cruel. A curta apresentação da linha da vida de Lucas da Silva Lisboa, 23 anos, revela um perfil assustador de um criminoso impiedoso, capaz de atos brutais, como a morte a sangue-frio do empresário Domício Silveira Amaral, 57 anos, na madrugada dessa quarta-feira, 15, na Pousada e Lanchonete da vítima.

Antes de entrar em detalhes sobre o crime – e uma vertente que pode mudar o rumo das investigações policiais, o Blog do Celino Souza direciona a linha investigativa para Itabuna, cidade-natal do criminoso. É na Rua Rio Branco, casa 274, Bairro Califórnia, periferia daquela  cidade do Sul da Bahia, que tem início a história do bandido.

Em contato com vizinhos e familiares do criminoso, um pouco da vida de Lucas, nascido em nascido em 11 de novembro de 1993 e abandonado na infância pelos pais alcoólatras depois de ser queimado por todo o corpo com “bitucas” de cigarro. Poderia ter sido motivo de revolta, mas a vida lhe deu uma chance de ouro. “Ele foi adotado por uma família de bem, direita, trabalhadora”, contou um vizinho.hcgyrki

hcgyrki

Sob os cuidados dos pais adotivos, Oziel Bispo de Lisboa e Alaíde Lima da Silva, não lhe faltava escola, carinho, atenção. Mas o destino seria outro. De moleque rejeitado pelos pais biológicos, preferiu esquecer o carinho da família adotiva e entrou cedo para a marginalidade. “Ele teve boa criação, estudava na Escola Geórgia, mas largou livros, largou estudos e começou a roubar para comprar drogas”.

Na rua, todos o-conhecem pelos apelidos de “Lucas Kong” e “King Kong”, mas alguns o-chamam de “Alemão”. Desconhece-se o motivo. “O que a gente sabe é que ele já foi preso várias vezes pela PM, já apanhou muito na cadeia, mas não tomou vergonha na cara. Recentemente estava preso e saiu há poucos dias”, completou outro vizinho.

itambeagora

“Lucas Kong” tem diversas passagens pela polícia pela prática de roubo. Em 2014 foi condenado por crimes de roubos nas cidades de Itabuna e Ilhéus, tendo a pena reduzida para dois anos de reclusão. Quando ganhou a liberdade, voltou a cometer crimes, assaltando lanchonetes e casas lotéricas. No último final de semana tomou de assalto um veículo Kia Cerato na Zona Norte da cidade de Ilhéus.

A extensa lista de crimes é permeada de brechas e impunidades judiciais, fatores que estimulam o bandido a permanecer na vida criminosa.

Em outubro de 2014, por exemplo, um caso de ousadia extrema protagonizado: ele invadiu sozinho uma loja de telefonia no centro de Ilhéus e, armado com um revólver 38, roubou 30 celulares e relógios dos funcionários.

Isso depois de ter sido liberado do Presídio Ariston carvalho, naquela mesma cidade, há apenas dois dias. O motivo da prisão anterior? Roubo, em 2012 à mesma loja de celulares. Depois disso, ele continuou solto, até cometer mais um crime.

 O CRIME QUE CHOCOU VITÓRIA DA CONQUISTA

itambeagora

Quarta-feira, 15 de dezembro. Armado de revólver, Lucas mata, a sangue-frio, o empresário, durante uma suposta tentativa de assalto à lanchonete da vítima, no Posto Fim da Banguela, às margens da BR-116, em Vitória da Conquista.

O criminoso aparece em um vídeo atirando no empresário após uma breve luta corporal, na madrugada desta quinta-feira (15).

O Blog do Celino Souza apurou que o crime, inicialmente tratado como tentativa de assalto, pode ter sido cometido por outro motivo: desentendimento entre vítima e criminoso após uma colisão de veículos, próximo à estrada de acesso ao distrito de José Gonçalves.

Os ocupantes do veículo atingido pelo carro do empresário teriam recusado acordo com a seguradora de Domício e exigido R$6 mil, proposta que foi recusada por ele. Em vez disso, Domício teria tentado os meios legais, orientando-os a aguardar a posição da seguradora, o que teria irritado os homens.

Um detalhe que reforça essa hipótese apurada é o fato de o veículo usado pelo trio durante a fuga, um Palio Weekend de cor branca, ter saído recentemente de uma oficina em Ilhéus. O carro foi encontrado abandonado no Km 793 da BR-116, trecho que liga as cidades de Vitória da Conquista a Planalto, após uma falha mecânica. Isso ajudou na identificação dos suspeitos.

A família, amigos e a própria polícia não sustentam essa hipótese. O delegado Ney Brito, titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Vitória da Conquista), confirma, no entanto, que eles fizeram um serviço no carro em uma oficina de Ilhéus.

“Encontramos a nota no nome de Marilton, daí fizemos o rastreamento e chegamos até ele”, afirmou o delegado. Ele disse ainda que foram encontradas marcas de sangue no veículo e em uma camisa que estava dentro do carro. “O sangue provavelmente é do Lucas, porque quando ele deu o primeiro tiro a bala pegou na mão dele e ele perdeu um ou dois dedos”, contou o delegado. Nada foi levado durante o crime.

O crime aconteceu por volta das 2h, no Restaurante e Pousada Fim da Banguela, no Km 825 da BR-116. Domício foi atingido por dois tiros; um na cabeça e outro no peito e morreu no local. Ainda segundo o delegado, além de Lucas, outro bandido – dos três suspeitos de participação no crime – já foi identificado.

Trata-se de Marilton Silva da Silva, 31 anos, natural de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, tanto Lucas quanto Marilton possuem passagens pela polícia por assaltos a casas lotéricas na cidade de Ilhéus, no sul do estado. Eles e o terceiro suspeito, ainda não identificado, estão sendo procurados. O Blog apurou que o terceiro bandido pode ser Gilson Junior Valverde de Souza, 31 anos, parceiro de assalto da dupla. (Blog do Léo Santos/Por: Celino Souza / Ibahia)

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade