Página Inicial / Noticias / Itambé disponibiliza vacina contra febre amarela para quem ainda não foi imunizado

Itambé disponibiliza vacina contra febre amarela para quem ainda não foi imunizado

Compartilhe em sua Rede Social

Embora Itambé não esteja entre as localidades em Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela, por não pertencer à área de risco, o Município encontra-se em alerta epidemiológico, devido ao surgimento de alguns casos da doença no país. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, está disponibilizando as doses da Vacina em todas as Unidades de Saúde do Munícipio para aquelas pessoas que nunca foram imunizadas contra a doença ou que precisam tomar o reforço.

Segundo a coordenadora municipal da Vigilância Epidemiológica, Ercélia Batista, as doses estão indicadas para pessoas acima de nove meses de idade, lembrando ainda que os idosos, gestantes e lactantes só poderão ser imunizados com indicação de laudo médico. “Itambé não está entre os municípios que vacinarão 100% da população, mas aquelas pessoas que ainda não foram imunizadas ou que têm mais de cincos de idade e não tomaram o reforço, devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, levando o seu cartão de vacinação”, acrescentou.

A Secretária Municipal de Saúde, Arianna Lopes, explica que crianças, entre nove meses de idade e cinco anos incompletos, precisam tomar a primeira dose aos noves meses e a dose de reforço aos quatro anos. Caso a criança não tenha sido vacinada aos noves meses, ela deve tomar a primeira dose e o reforço em um intervalo de 30 dias. Já aquelas pessoas acima de cinco anos que receberam uma dose única da vacina, devem tomar logo o reforço. Ainda de acordo com Arianna, quem nunca foi vacinado ou não possui o comprovante de vacina precisa tomar a 1ª dose agora e um reforço dez anos depois.

A secretária ainda alerta que, nos casos de pacientes com imunodeficiência, a administração da vacina deve ser condicionada à avaliação médica individual de risco-benefício. Além disso, indivíduos com histórico de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, e outros produtos que contêm proteína animal bovino), também devem buscar orientação de um profissional de saúde.

De acordo com o Prefeito Municipal, Eduardo Gama, é importante que as pessoas que não foram vacinas contra a febre amarela, aproveitem a disponibilidade das doses no município e se imunizem. “O Poder público está fazendo o seu papel e, mesmo não estando em área de risco, a comunidade itambeense está tendo acesso a essas doses, que fazem parte do calendário de rotina de vacinas, sendo fornecidas gratuitamente na rede pública”, destacou.

(Nicolaia Carneiro – Ascom/PMI)

Sobre Reginaldo Spínola

Postagem em destaque

Valença: Prefeito se exalta e reclama de blitz; Detran diz que ação é legal. VÍDEO

Compartilhe em sua Rede Social   Uma confusão foi formada após uma blitz do Detran …

2 comentários

  1. Muito boa a iniciativa. Porém queremos saber quando estará disponível no posto de Saúde de Catolezinho.

  2. Alguém sabe informar se vão vacinar no horário da tarde eu trabalho de manhã se puderem responder eu agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.