Início Educação Vereadores rejeitam projetos polêmicos e o prefeito sofre a primeira derrota na Câmara Municipal

Vereadores rejeitam projetos polêmicos e o prefeito sofre a primeira derrota na Câmara Municipal

Por Reginaldo Spínola

A primeira Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Itambé, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), teve um gosto amargo para o prefeito Eduardo Gama, que teve seus dois Projetos de Lei, que promovia mudanças radicais e amargas na vida dos servidores da prefeitura, rejeitados por todos os vereadores da base e oposição.

Os projetos polêmicos que tem a desaprovação da grande maioria dos funcionários municipais foram rejeitados, não por decisão do presidente do Legislativo, e sim, por decisão em Plenário de todos os vereadores, que entenderam que o documento deve ser devolvido ao executivo, para ser refeito, com ampla discussão com sindicatos, conselhos municipais e os próprios funcionários. Assista:

Os Projetos de Lei, de autoria do executivo, que deixaram em alerta os servidores municipais, principalmente os profissionais da educação, são confusos e mostram perdas de conquistas adquiridas pelo Plano de Cargos e Salários dos servidores da Educação, no atual regime jurídico e desvantagens no regime proposto pelo prefeito.

Um dos projetos congela pelo período de três anos as vantagens salariais concedidas aos servidores municipais por força de lei, incluindo as vantagens dispostas no Plano de Carreira dos Profissionais do Magistério. O outro projeto trata-se da mudança do Regime Jurídico da Prefeitura. Atualmente, o funcionalismo é regido pela CLT. Com a nova Lei, o regime passaria a ser estatutário.

O público, em sua grande maioria, funcionários municipais e sindicatos lotaram o plenário da câmara e tiveram um papel impar, pressionando os vereadores. O resultado foi a retirada dos projetos polêmicos da pauta do dia, mas, não significa que o assunto está encerrado. O documento apenas retorna ao executivo para abrir o dialogo com os sindicatos e funcionários.

Os discursos dos vereadores Paulo Rucas e Maria José foram firmes, optando pela rejeição dos dois projetos do prefeito. No discurso final da vereadora, Maria José lembrou a todos, que quando, na gestão passada surgiu o boato que havia na Câmara o projeto de lei que mudaria o regime jurídico dos servidores, ela disse, em ocasiões que foi questionada, que nenhum projeto desta natureza havia entrado para apreciação, e, se o prefeito enviasse para a Câmara, o projeto já estaria morto.

Já o vereador Paulo Rucas foi Edil mais participativo nas discussões, alertando e destacando pontos dos projetos da pauta do dia, que poderiam prejudicar os funcionários municipais e propôs emendas e mudanças nas suas redações. Assista:

Resumindo em poucas palavras, o prefeito amarga a primeira derrota do seu governo, haja vista que, as propostas apresentadas ao legislativo não ganharam força e tiveram a rejeição de todos os edis, pela forma confusa em que foram enviadas à Câmara, deixando, a partir de agora, os servidores desconfiados e armados de argumentos pela rejeição de qualquer mudança que não venha favorecer os funcionários.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

5 Comentários

Anônimo 27 de janeiro de 2017 - 15:50

recado ao prefeito Eduardo gama sou funcionário concursado e quero te pedir para vossa excelência visitar os setores públicos pois funcionários concursado e contratado fica desprezando os outros funcionários e só fala em política envés de trabalhar só falam em.vinganca fiscalize conquiste votos pra vc e exororte esses funcionários sem preparo nenhum que estam nos postos sujando a sua imagem sei. Que vc não é perseguidor mas nos setores estamos demais fiscalize por favor esse é um pedido e um desabafo obrigado .Manda esse povo trabalhar política acabou agora é unirmos para o melhor para nossa cidade

Resposta
anonomo 27 de janeiro de 2017 - 12:09

tudo bem,e um assunto delicado mas vai se resolver.agora querido prefeito ,meu nosso vc e nota 10 em ser educado,gentil bem preparado.mas puxe as rede de tres dos seus coordenadores;olhe eu passei e escutei o encarregado de iluminaçao.com total despreparo emocional com o colega,chamando atençao em voz alta;olhe eu fiquei ate com vergonha.pois e vc nao merece du mas pode ser refletido depois,essa açao desastrosa

Resposta
João 27 de janeiro de 2017 - 06:19

Vamos ver até quando é essa boa fase de dona zézé ali só pensa nela

Resposta
João 26 de janeiro de 2017 - 22:27

Aju pesso morto se posicione de que lado vc tá o que vc defende?

Resposta
Anônimo 27 de janeiro de 2017 - 23:11

E o dinheiro da repartição Onde foi parar .? A população precisa de um esclarecimento, dinheiro não some de conta de um dia para outro.Quem são os responsáveis pelo sumiço desse dinheiro que pertence o povo

Resposta

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade