Início Mundo Esperança: Vacina experimental da Espanha elimina HIV em 5 pacientes

Esperança: Vacina experimental da Espanha elimina HIV em 5 pacientes

Por Reginaldo Spínola

Um novo tratamento desenvolvido por cientistas da Espanha eliminou o vírus HIV em 5 pacientes, informou o jornal britânico DailyMail. O vírus sumiu do corpo há 7 meses e eles não precisam mais tomar os comprimidos anti retrovirais para suprimir os efeitos do HIV.

Outro jornal britânico, o The Independent, informou que a técnica inovadora combina duas vacinas contra o HIV a uma droga usada no tratamento do câncer.

A técnica vem sendo desenvolvida há três anos. Ao todo, 24 pessoas participaram do estudo e em cinco delas o vírus não foi mais detectado. A vacina também impediu a propagação do vírus no sistema imunológico. Esse é o primeiro passo em 30 anos, rumo ao sucesso de uma vacina terapêutica contra o HIV.

“Isso é prova do conceito de que, através da vacinação terapêutica, é possível reeducar nossas células para controlar o vírus”, disse a doutora Beatriz Mothe, do Instituto IrsiCaixa Aids de Pesquisa de Barcelona ao Daily Mail.

A ideia é ajudar pessoas infectadas a pararem de usar drogas no controle do vírus por meses ou até anos.

Frear a epidemia

“Sistemas de longo prazo que não exigem o uso de remédios realmente podem ajudar 37 milhões de pessoas com HIV. Podemos ter a chance de frear a epidemia”, afirmou Mitchell Warren, diretor executivo da Aids Vaccine Advocacy Coalition, grupo que defende a propagação da vacina.

Para ele, apesar de em pequena escala, o estudo foi bastante “interessante e importante”. A vacina terapêutica funciona de forma distinta às vacinas de prevenção e imunização. “A ideia da vacina é controlar o vírus sem que tenha que tomar remédio todos os dias. Isso já é um grande avanço”, acrescentou Warren.

Os participantes do estudo vão continuar sendo monitorados e testados por três anos. Independentemente dos resultados da pesquisa, a maior arma contra a Aids ainda é o uso do preservativo. Não se esqueça!  //Com informações do DailyMail e TheIndependent

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade