Início Noticias 1º Encontro de Formação Profissional do SUAS marca o inicio da nova história da Assistência Social de Itambé

1º Encontro de Formação Profissional do SUAS marca o inicio da nova história da Assistência Social de Itambé

Por Reginaldo Spínola

Com o tema “A Nova História das Políticas de Assistência Social com a implementação do SUAS”, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou entre os dias 15 e 17 de março o 1º Encontro de Formação Técnica dos Profissionais do SUAS de Itambé.

A cerimônia de abertura aconteceu no auditório da AABB e contou com a participação de várias autoridades, entre elas, o prefeito municipal, Eduardo Gama; o vice-prefeito, José Moura (Bita) Gusmão; os vereadores, Sinvaldo (Ceçula) de Abreu, Janevaes (Aju) Moreira, Rodrigo (Xirrit) Araújo e Daniel Silva; a secretária de Assistência Social, Norma Gama; a secretária de Educação, Alecciene Gusmão; o secretário de Administração, Alex Amorim; o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Valdomiro Andrade; os pastores Israel Ribeiro e Firmino Oliveira; coordenadores municipais, equipe da Assistência Social e vários representantes de entidades.

Na oportunidade, o pastor Israel falou sobre a importância do amor. A palestra motivacional ficou por conta da psicóloga, Mariana Agra, com o tema “Relações Interpessoais no ambiente de trabalho”, onde foi realizada uma dinâmica com a participação do público. Outros momentos marcaram a cerimônia, como a apresentação musical dos Capinguinés e de Amanda Fernandes, além de uma apresentação cultural com adolescentes.

No segundo dia, a Formação aconteceu no CSU, envolvendo todos os profissionais. A programação foi iniciada com a acolhida da secretária de Assistência Social, Norma Gama, seguida de uma palestra motivacional apresentada pelo professor Maurício Fonseca.

O evento continuou com a apresentação do organograma da Assistência Social, realizada pela Assessora Técnica da Semas, Sara Mendes. A Palestra Magna foi apresentada em seguida, tendo como tema: “A nova história da política de Assistência Social como garantia de direitos”, sob a responsabilidade da assistente social Eliene Amaral. O evento seguiu com a  explanação sobre a Proteção Social Básica e a Proteção Social Especial, realização de oficinas e um estudo de caso com sistematização.

As atividades do último dia foram iniciadas com uma palestra sobre o Bolsa Família, acompanhada de oficinas sobre o CRAS e o CREAS. No segundo momento, foi realizada a palestra “Uma chamada para o Novo Tempo, uma Nova História”, e no, final do evento, a apresentação do tema “A importância do Acolhimento”, coroou com êxito a programação.

Para a secretária Norma Gama, a 1ª Formação Técnica dos Profissionais do SUAS foi um momento de aprendizado e construção das novas politicas públicas da Assistência Social para Itambé. “Estamos felizes com o resultado e a participação de todos”, afirmou secretária, ressaltando que a Assistência Social está bem representada através dos seus dedicados e experientes profissionais. De acordo com o prefeito Eduardo Gama, depois desses dias de troca de conhecimentos e de muito aprendizado, o objetivo agora é trabalhar para responder as demandas da população buscando a garantia da proteção social e a diminuição das desigualdades.

(Ascom/PMI)

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade