Início Noticias ONG Reflorestar & Renascer é criada em Itambé e já conta com 8 mil mudas para reflorestamento de áreas desmatadas

ONG Reflorestar & Renascer é criada em Itambé e já conta com 8 mil mudas para reflorestamento de áreas desmatadas

Por Reginaldo Spínola

Foi realizada na última quinta-feira, 16 de Março, a Assembleia de Fundação da ONG Reflorestar & Renascer – Juntos Por Uma Itambé Mais Verde que visa dentre tantas outras ações, a recuperação dos rios itambeenses e seus afluentes e nascentes, bem como a implantação de um projeto de arborização urbana a partir do reflorestamento de área desmatadas.

A solenidade teve início com uma breve apresentação do projeto e seus objetivos seguida da leitura do estatuto, no qual estão contidos todos os artigos legais da instituição. Logo após foi feita a apresentação e aprovação da primeira diretoria.

O Conselho Municipal de Agricultura e Meio Ambiente se fez presente, assim como Aline Oliveira, atual gerente da Embasa na cidade, além de professores e alguns representantes da comunidade.

Ao final, o Grupo Artes Cênicas abrilhantou o evento com a apresentação da peça ” Reflorestamento ” que abordou a problemática das questões relacionadas à água e levou ao público presente uma belíssima reflexão sobre as riquezas itambeenses.

A iniciativa surgiu há cerca de dois anos atrás, após a crise hídrica de 2015, período em que foi declarado estado de calamidade pública que assolou a população itambeense, o que chamou atenção do universitário Marcelo Oliveira Rodrigues que se sensibilizou e, sozinho, começou a cultivar as primeiras mudas nativas da região. Aos poucos, a comunidade, ao ter conhecimento dessa iniciativa passou a se solidarizar com a ação, sendo que nos últimos 4 meses, o viveiro de mudas, com a colaboração de voluntários passou a contar com cerca de 8 mil mudas de espécies nativas que serão destinadas ao reflorestamento de áreas desmatadas.

O projeto “Juntos Por Uma Itambé Mais Verde” agora se torna uma ONG ( Organização Não Governamental ) sem qualquer vínculo político, que carregará ainda o mesmo lema e estará lutando frente à comunidade e órgãos públicos pela recuperação dos recursos hídricos e pela ampliação e reestruturação do setor ambiental em Itambé.

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade