Início Bahia Parceria com os Municípios chega ao Sudoeste baiano

Parceria com os Municípios chega ao Sudoeste baiano

Por Reginaldo Spínola

Para dialogar sobre iniciativas e estratégias, que ajudam na consolidação e continuidade do desenvolvimento produtivo da agricultura familiar no estado da Bahia, técnicos e dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realizaram, nesta quarta-feira (15), o evento ‘Parceria com os Municípios’, no Território de Identidade Sudoeste.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, Wilson Dias, junto com a equipe da SDR, esteve reunido com gestores municipais do Território, no município de Vitória da Conquista, para pactuar com as prefeituras estratégias para fortalecer o desenvolvimento rural no estado.

Segundo Dias, o encontro com prefeitos, secretários de agricultura, dirigentes de cooperativas e associações e instituições parceiras é uma aproximação maior com as prefeituras para a implantação de políticas, programas e projetos voltados para o desenvolvimento rural. “Sabemos que se a gente não estimular a produtividade não temos geração de renda e emprego, nem na cidade, nem no campo. A economia desses municípios circula ao entorno do desenvolvimento rural e, por isso, esse estímulo”.

O diretor presidente da CAR explica que, em cada Território de Identidade, a SDR está apresentando uma cesta de produtos. “Estamos apresentando ações como assistência técnica, regularização fundiária, distribuição de mudas e sementes, crédito rural, além da possibilidade de utilizarmos melhor os equipamentos das prefeituras para fazermos aguadas, tão importantes nesse momento de seca que os municípios estão vivendo, para abrir novas fontes de recursos hídricos, para que tanto a população, quanto os animais possam se servir”.

O secretário de agricultura do município de Vitória da Conquista, Arlindo Rebouças, anfitrião do evento, afirmou que essa parceria chega em um bom momento. “A nossa agricultura familiar está passando por um momento muito difícil por conta da seca que assola toda a nossa região. Essa parceria é para melhorar a vida do homem do campo. Cabe a nós do estado, do município e da união levar desenvolvimento para o rural”.

Para a coordenadora do Território Sudoeste Baiano, Regina Dantas, esse momento é importantíssimo. “Com as novas eleições, esse é um momento oportuno para mostrar essa política territorial. A SDR está mostrando o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) e essa oportunidade integra e socializa para os novos gestores o que é esse serviço do Governo do Estado, junto aos municípios”.

O secretário de agricultura do município de Planalto, Gilberto Freitas, ressaltou que a parceria com o Estado vai ajudar a promover o desenvolvimento dos produtores rurais. “Esse apoio ao município incentiva a produção; e os serviços ofertados pela SDR vão ajudar na chegada de mais ações para toda a região”.


Durante o evento, os representantes dos municípios do Território de Identidade Sudoeste receberam o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PTDRSS) do território, elaborado pelo Governo do Estado, Colegiado Territorial do Sudoeste (CTSB), Núcleo de Extensão de Desenvolvimento Territorial (NEDET) e Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb).

O objetivo é nortear a discussão do desenvolvimento territorial das políticas públicas, priorizando aspectos que dizem respeito à inclusão produtiva, estrutura fundiária, acesso a terra, formação cidadã, organização social, infraestrutura e serviços públicos.

A equipe da SDR foi composta por representantes do Setaf Sudoeste, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Roque Guimarães Soares, Luciana Ferraz, Ricardo Carvalho, Gabriel Fernandes, Delmar Gusmão, Ariel Cunha, Cleia Gomes, João Gomes, Giderval Sampaio, José Marcos, da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Noeci Salgado, Tainara Guimarães, Márcio Alves, Daniel Matos, e da CAR, Antônio Neto, Maria do Rosário, Nelson Santana.

O evento contou a representação dos 24 municípios que integram o Território Sudoeste Baiano. Estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores, representantes de Consórcios, Colegiados, cooperativas, associações, Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), instituições de ATER, movimentos sociais, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), quilombolas, juventude rural, Núcleo de Extensão de Desenvolvimento Territorial (Nedets), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), Rede de Cooperativas do Vale do Rio Gavião, instituições sociais, Cooperativa de Crédito Rural (Ascoob/Sudoeste), União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Ba), Coordenação Estadual dos Territórios (CET), Escola Família Agrícola (EFA), Movimento de Mulheres Negras, Agentes de Pastoral Negra, Fundação Edvanda Teixeira.

 

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade