Início Bahia Garimpeiro baiano coloca à venda a segunda maior esmeralda do mundo; meio bilhão de reais.

Garimpeiro baiano coloca à venda a segunda maior esmeralda do mundo; meio bilhão de reais.

Por Reginaldo Spínola

Antônio da Silva Santos, 40 anos, baiano, garimpeiro e dono de uma das maiores fortunas do Brasil e, com certeza, também possuidor de uma das maiores fortunas do mundo em um único bem. A reportagem conta a história de vida desse homem de origem humilde que fazia xixi em pedras na esperança de que elas se transformassem em ouro. Claro, não conseguiu, mas acabou encontrando uma esmeralda de quase 100 quilos, avaliada em U$150,000,000.00 (cento e cinquenta milhões de dólares), que pelo câmbio atual, chega a cerca de R$500 milhões.

Quando soube da existência dessa esmeralda, a reportagem procurou cercar-se de toda a segurança para que a história contada por Antônio, fosse ilustrada com todos os documentos que comprovam o valor desse objeto de desejo de muita gente no mundo inteiro. E nem foi preciso procurar muito, pois o garimpeiro que por razões óbvias deixou de ser um “caçador de pedras” fez questão de exibir tudo o que possui, desde um simples recibo de cooperativa, até o registro desse patrimônio de causar inveja.

A esmeralda está muito bem guardada e, ter acesso à mesma, requer uma série de detalhes burocráticos por razões de segurança. A primeira negociação para a entrevista foi ao lado de um advogado e de pessoas que estão ajudando Antônio a tratar de trâmites necessários para que ele possa conseguir negociar.

A empresa onde a pedra está guardada não concordou com a entrada da reportagem para fazer filmagens no local onde a esmeralda está guardada e, por isso, Antônio concordou em retirá-la, exclusivamente, para a que ela fosse exibida.

A guarda dessa preciosidade foi um grande problema pois nenhum banco concordou em guardá-la, segundo Antônio. “A alegação é o valor muito alto que exigiria uma super segurança. E o banco não dispõe de um tipo de cofre desses além do seguro ser muito alto”, disse Antônio. Assista a reportagem:

Fonte: Agora na Bahia (21/04/2017)

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade