Início Bahia Produtos desenvolvidos por estudantes de Itororó incrementam Agricultura Familiar

Produtos desenvolvidos por estudantes de Itororó incrementam Agricultura Familiar

Por Reginaldo Spínola

Os estudantes do curso técnico em Alimentos, do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia (CETEP), localizado no município de Itororó, estão produzindo compotas, pães integrais e doces que incrementam a Agricultura Familiar da região centro-sul da Bahia. Durante o curso, eles aprendem diversas receitas saborosas e, também, são estimulados ao empreendedorismo ao participarem de feiras e exposições locais, nas quais vendem os seus produtos.

A auxiliar de laboratório Luzia de Souza, que também é responsável por orientar os estudantes, explica que os produtos são feitos no próprio laboratório do curso, utilizando frutas da região, como jaca, banana, goiaba, cacau, legumes e outros alimentos. “Toda essa produção é voltada para os produtos orgânicos adquiridos de pequenos produtores regionais. Esta é uma forma de movimentar a economia local e agregar valor à produção regional”, afirma.

Dentre os produtos fabricados destacam-se o pão integral com recheio de banana, linhaça e gergelim; o doce de leite pastoso com maracujá, goiaba e ameixa; a ambrosia e o doce de banana pastoso. Também são produzidos picles de legumes; conservas de legumes com pimenta; temperos e molho de tomate com ervas finas. Os produtos são vendidos no próprio CETEP, na loja conhecida como CETEPITO, e em feiras locais onde o Centro é convidado para participar, a exemplo da Exposição Agropecuária de Itapetinga.

A estudante Thamilly Santos, 17, conta que já vendeu em sua casa doce de leite feito com maracujá e pão integral. “O curso é muito bom, porque aprendemos diversas receitas nutritivas nas quais relacionamos diversos conteúdos, como valor nutricional, prazos de validade e alimentação saudável. Após me formar, pretendo abrir uma indústria e gerar empregos na cidade”, diz confiante.

Para Bruno Silva, 17, o curso superou as suas expectativas. “Entrei sem saber fazer nada e, hoje, sei produzir doce de leite com ameixa e goiaba; compotas, pão integral e outros. São receitas práticas e que servem como alternativa para a geração de renda”, destaca o estudante, que pretende cursar faculdade de Engenharia de Alimentos.

Confira uma das receitas e faça você também!

Pão integral com recheio de banana

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo branca

2 xícaras de farinha de trigo integral

1 xícara de aveia

2 ovos

2 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sobremesa de sal

½ xícara de óleo de girassol

2 xícaras de leite morno desnatado

1 colher de sopa cheia de fermento granulado

6 bananas nanicas amassadas

Canela em pó

Modo de fazer

Bater no liquidificador: leite, ovos, açúcar, óleo e fermento. Despejar em uma tigela com as farinhas e a aveia e misturar bastante (massa mole). Despejar metade da massa em uma assadeira própria para pão, aproximadamente 35 cm, untada com óleo de girassol e enfarinhada. Acrescentar as bananas amassadas, polvilhar com canela em pó e derramar o restante da massa.

Deixar descansar por, aproximadamente, uma hora, até dobrar de volume. Levar ao forno, previamente aquecido, e deixar assar por cerca de 20 minutos. Retirar do forno depois de frio. O recheio pode ser substituído a gosto (maçã, ameixa, goiabada, avelã e outros)

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade