Início Bahia Bahia: Milhares de peixes morrem após lagoa perder volume de água em Xique-Xique

Bahia: Milhares de peixes morrem após lagoa perder volume de água em Xique-Xique

Por Reginaldo Spínola

Milhares de peixes morreram após lagoa secar no oeste da Bahia (Foto: Secretaria do Meio Ambiente/ Divulgação)

Milhares de peixes morreram na lagoa Itaparica, que fica na região do município de Xique-Xique, no Vale do Rio São Francisco, oeste da Bahia, nos últimos dias. Um registro feito pela Secretaria do Meio Ambiente da cidade, no sábado (26), mostra o triste cenário da lagoa.

Há cinco meses não chove na cidade e a lagoa, que é a maior do município, está quase seca. Com base em informações do Climatempo, não há previsão de chuva para Xique-Xique para os próximos 15 dias.

Lagoa Itaparica fica na região do Vale do São Francisco, no oeste baiano (Foto: Secretaria do Meio Ambiente/ Divulgação)

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Roberto Rivelino, as mortes têm sido causadas pelo baixo volume da água, que só chega a 10 centímetros de profundidade. O que sobrou da água pode secar em 15 dias, conforme avaliação da secretaria.

Lagoa está quase seca e pode ficar totalmente sem água nos próximos dias (Foto: Secretaria de Meio Ambiente/ Divulgação)

Cerca de 10 mil peixes foram retirados vivos da lagoa por entidades ambientais do local e foram levados para o Rio São Francisco. A secretaria alerta à população de que os peixes que ficaram no local não devem ser consumidos, por conta do risco de contaminação de porcos e cavalos que estavam perto da lagoa. // G1

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade