Início Bahia Homem de 104 anos perde aposentadoria após ser dado como morto na Bahia

Homem de 104 anos perde aposentadoria após ser dado como morto na Bahia

Por Reginaldo Spínola

 

Um idoso de 104 anos perdeu a aposentadoria depois que o cartório da cidade de Alagoinhas, a cerca de 108 km de Salvador, descobriu que havia uma certidão de óbito no nome dele. O documento, emitido em 2008, foi encontrado depois que a mulher do aposentado tentou fazer uma nova identidade para ele, há 4 meses.

“No cartório disseram que não tinham como liberar a identidade dele porque ele estava morto. Deram o atestado de óbito”, contou a dona de casa Maria da Conceição, de 51 anos, que é mulher do idoso.

Segundo a certidão de óbito emitida no mesmo cartório em que a mulher esteve, Belarmino Alves dos Santos está morto desde dezembro de 2003, há quase 14 anos. No entanto, o idoso esbanja saúde e precisa do dinheiro para sustentar a família, que tem duas crianças.

A aposentadoria era a única fonte de renda da família. Por isso, o aluguel da casa onde o idoso mora com a mulher e os filhos está atrasado desde a suspensão do benefício. Segundo a família, o dono do imóvel já pediu que eles saiam do local.

Além disso, por conta da falta de dinheiro, o idoso está contando com a ajuda de vizinhos e outras pessoas que se solidarizam com a situação para se alimentar. Na geladeira da casa da família, só tem água e algumas verduras. No armário, há apenas 1kg de feijão e 1kg de farinha.

Quando foi informado de que havia uma certidão de óbito em seu nome, o idoso disse que ficou preocupado. “Eu bati o coração. Você é doido? Estou vivo. Olha eu aqui. Que brincadeira. Só sei que eu estou vivo”, disse.

O casal procurou ajuda da Defensoria Pública da Bahia. Em entrevista, o órgão informou que já agilizou todo o processo pra tentar regularizar a situação de seu Belarmino e que encaminhou um ofício à agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Alagoinhas, explicando a situação. A agência confirmou o recebimento do documento, no entanto, o benefício segue suspenso. G1

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade