Início Noticias Com o retorno de São José, Itambé terá aumento de arrecadação a partir de 2018

Com o retorno de São José, Itambé terá aumento de arrecadação a partir de 2018

Por Reginaldo Spínola

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou no Diário Oficial da União (DOU), do último dia 30 de agosto, as novas estimativas populacionais no país e, de acordo com os dados, o município de Itambé, localizado na região Sudoeste da Bahia, apresentou um crescimento significativo em seu número de moradores. Ou seja, de 23.106 habitantes, a população saltou para 24.901.

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo do Fundo de Participação de Estados (FPE) e Municípios (FPM) e são referências para vários indicadores sociais e econômicos.

Dessa forma, com este crescimento demográfico, o Município de Itambé vai elevar sua categoria nos índices de cálculo do FPM e terá acréscimos nos repasses mensais das verbas federais a partir de janeiro do próximo ano, passando de 1.2 para o coeficiente de 1.4.

O principal motivo que gerou este acréscimo populacional no município foi a recente reintegração do distrito de São José do Colônia ao território de Itambé. Em 2011, por determinação da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o distrito foi desmembrado de Itambé e passou a ser administrado pelo município de Caatiba.

No entanto, após um estudo profundo realizado no inicio de 2017, pelos órgãos governamentais no final de abril deste ano, através da publicação da Lei Estadual nº 13.722, a localidade voltou a integrar o território de Itambé.

Como os impactos financeiros positivos com a chegada de São José serão percebidos somente a partir de 2018, atualmente a prefeitura vem passando por um período de dificuldades, já que, desde o mês de maio até o próximo mês dezembro, o município precisa arcar com todas as despesas do distrito, sem o aumento de receita.

(Informações: Ascom/PMI – Nicolaia Carneiro / Foto: Júnior Andrade)

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade