Página Inicial / Educação / Escola Frei Caneca comemorou o Dia da Consciência Negra com Projeto Cultural

Escola Frei Caneca comemorou o Dia da Consciência Negra com Projeto Cultural

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a Escola Municipal Frei Caneca realizou na última sexta-feira (24) uma programação cultural, onde os alunos fizeram referência à importância do resgate da cultura negra e do combate às desigualdades. O objetivo da ação foi lembrar que todos são descendentes de negros e formam uma única raça, a Humana.

Durante a mobilização, a escola destacou a evolução do homem, lembrando que o primeiro hominídeo surgiu na África. Em seguida, foram homenageados os afrodescendentes baianos, através da apresentação do coral com a música D’Oxum, falando sobre a presença da beleza em tudo que existe.

Seguindo as homenagens, foi realizada a apresentação de dança coreografada por uma aluna e embalada pela música “Alegria da Cidade” de Margareth Menezes. Abrilhantando ainda mais o evento, uma estudante cantou e dançou a música “Reconvexo” de Caetano Veloso.

Para reforçar as comemorações, ainda teve a apresentação de um grupo de capoeira formado por alunos da própria escola. Finalizando as ações culturais, foi apresentada a música “A Paz” de Roupa Nova, interpretada por um coral composto por cinco casais de gêmeos, cada um representando um continente: África, Europa, Ásia, América e Oceania. Brindando, dessa forma, a miscigenação e a paz entre todos os povos.

No encerramento, a diretora da unidade escolar, Sandra Lima, não poupou palavras para agradecer aos alunos, pais, professores e funcionários da unidade por todo empenho empregado na realização do projeto educativo e cultural.

“Estamos felizes com o resultado, afinal alcançamos o nosso objetivo ao fortalecer o combate à discriminação, consolidar conhecimentos acerca das sociedades africanas e subsidiar informações dentro da rede municipal de ensino sobre a promoção da igualdade étnica e da inclusão social”, afirmou a diretora.

 

(Nicolaia Carneiro – ASCOM/PMI)

Sobre Reginaldo Spínola

Postagem em destaque

Violência: Mulher é assassinada a tiros no centro da cidade Guanambi

No início da noite desta sexta (15), por volta das 18h, uma jovem de 23 …