Início Brasil Mais da metade dos brasileiros está infectada com HPV; Salvador é capital com maior índice

Mais da metade dos brasileiros está infectada com HPV; Salvador é capital com maior índice

Por Reginaldo Spínola

Mais de metade da população brasileira está infectada pelo vírus HPV, apontou estudo divulgado na última segunda-feira (27) pelo Ministério da Saúde. Desenvolvida em parceria com o Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre (RS), a pesquisa foi realizada em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, com 2.669 pessoas analisadas para tipagem do vírus.

Das pessoas testadas, a prevalência estimada de HPV foi de 54,6%, sendo que 38,4% destes participantes apresentaram HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer. “Até então, não havia estudos de prevalência nacional do HPV que possam medir o impacto da vacina no futuro. O sucesso da vacinação deve ser monitorado, não somente em termos de cobertura, mas principalmente em termos de efetividade na redução da infeção pelo HPV”, afirmou a diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken.

Entre as capitais, Salvador tem o maior índice de infectados (71,9%), seguido por Palmas (61,8%) e Cuiabá (61,5%). O estudo indica ainda que 16,1% dos jovens têm uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) prévia ou apresentaram resultado positivo no teste rápido para HIV ou sífilis. Os dados finais deste projeto serão disponibilizados em relatório que será apresentado ao Ministério da Saúde em abril de 2018.

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade