Início Noticias Itambé: 1ª Encontro do Civarp discute a situação do Rio Pardo e aterro sanitário

Itambé: 1ª Encontro do Civarp discute a situação do Rio Pardo e aterro sanitário

Por Reginaldo Spínola

Na última quinta-feira (07), representantes do poder público e da sociedade civil se reuniram no município de Itambé durante o 1º Encontro do Consórcio Intermunicipal Vale do Rio Pardo (Civarp). Realizado pela Prefeitura de Itambé em parceria com o Civarp, o evento aconteceu na AABB e teve como objetivo principal discutir a criação do Comitê da Bacia do Rio Pardo e a criação do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário.

Entre as autoridades presentes estava o prefeito de Itambé e presidente do Civarp, Eduardo Gama; o prefeito de Itarantim, Paulo Construção; o prefeito de Encruzilhada, Dr. Ley Teixeira; representante da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA), Isaac Bonfim; promotora de Meio Ambiente, Karina Cherubin; os vereadores de Itambé, Ceçula Abreu, Aju Moreira, Bruno Lopes; Rodrigo Araujo (Xirrit), João Alves (kitão); representantes da Embasa, Álvaro Newman e Aline Oliveira; representante do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Rob Roy Pontes; e o diretor de Agricultura de Itambé, Marcos Santos.

Também marcaram presença no seminário, secretários municipais, coordenadores e representantes de organizações ambientais de Itambé e de outros municípios do Sudoeste baiano como, Ribeirão do Largo, Caatiba, Candido Sales, Encruzilhada, Itapetinga, Itarantim, Ibicuí e Vitória da Conquista. O evento contou ainda com a exposição artística da atriz e artista plástica Zizi Ferreira, que apresentou obras produzidas com materiais recicláveis.

Durante os pronunciamentos, as autoridades apontaram os desafios e a necessidade de buscar o controle, a fiscalização e a preservação da Bacia do Rio Pardo. Ao destacarem a importância do encontro para o fortalecimento das parcerias, todos parabenizaram o prefeito de Itambé pela iniciativa de mobilização. “Diante da crise hídrica que é sentida no cenário atual, a gente elogia a participação dos municípios da região, especialmente Itambé por trazer as pessoas para essa discussão”, destacou a promotora.

Após as considerações das autoridades, foi iniciada a discussão dos subtemas. O primeiro foi “A Situação da Microbacia do Vale do Rio Pardo, Outorgas e Licenciamento Ambiental”, e contou com a apresentação do representante da SEMA, Isaac Bonfim; da integrante da ONG Reflorestar e Renascer de Itambé, Mírian Pacheco, e do representante do Grupo SOS Rio Pardo de Cândido Sales, Dirciano Santana, também vereador.

Para falar sobre “A importância dos consórcios e da criação do Comitê da Bacia do Rio Pardo”, o evento seguiu com a explanação da representante do município de Cândido Sales, Valéria Reis, e do representante do INEMA, Rob Roy Pontes.

Diante da problemática de abastecimento, que a maioria dos municípios enfrenta atualmente, um dos momentos mais aguardados do evento foi a explanação do gerente de operação da Embasa, Álvaro Newman. Na oportunidade o engenheiro falou sobre o funcionamento da gestão emergencial e abastecimento de água em períodos críticos. Para encerrar o ciclo de palestras, o secretário de Planejamento do município de Itapetinga, Washington Maciel, explicou a importância e necessidade da formação do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário.

Após as apresentações, a palavra foi franqueada ao público, que direcionou vários questionamentos aos órgãos presentes, ampliando, dessa forma, a participação popular que o Encontro do Civarp propôs. Ainda durante o seminário, o engenheiro ambiental Carlos Leôncio apontou os caminhos que serão traçados pelos municípios para a efetivação tanto do Comitê, como do Consócio de Aterro Sanitário.

Diante das relevantes discussões, o prefeito Eduardo Gama encerrou o evento afirmando que o objetivo do seminário foi alcançado com êxito. “Percebemos o interesse dos municípios e das entidades presentes. O próximo passo será montar um Termo de Adesão e uma Carta de Intensão convidando todos os prefeitos do Território para montarmos o Plano de Gerenciamento Integrado do Aterro Sanitário”, explicou o prefeito.

Na oportunidade, Eduardo agradeceu a todos os participantes pela colaboração nas discussões, afirmando que “Itambé e todos os municípios que atenderam ao convite do Civarp  seguirão firmes nesta caminhada em prol do Rio Pardo e em prol do meio ambiente”, afirmou.

(Nicolaia Carneiro – ASCOM/PMI)

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade