Início Bahia Prefeita de Cândido Sales exonera servidores após Justiça apontar nepotismo em nomeações

Prefeita de Cândido Sales exonera servidores após Justiça apontar nepotismo em nomeações

Por Reginaldo Spínola

A prefeita de Cândido Sales, Elaine Pontes de Oliveira, a Lora Pontes, exonerou sete servidores da prefeitura após decisão da Juíza Adriana Pastorele da Silva Quirino Couto apontar prática de nepotismo. A medida é resposta a uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público, segundo a qual estariam empregados no Executivo municipal 14 membros da família da prefeita.

Foram exonerados Eduardo de Oliveira Pontes (irmão da prefeita), Silvana Oliveira Santos (cunhada da prefeita), Érica Pontes Lima Suzart (sobrinha da prefeita), Sandra Lima de Oliveira (prima da prefeita), Jouanna Morena Santos Lima (prima do vice-prefeito), Ângela Suene Lemos Dias Santos (tia do vice-prefeito) e Cristina Pontes Ramos (prima da prefeita). Sidéia Lemos Dias dos Santos (mãe do vice-prefeito) e Ildea Cordeiro da Silva (tia do vice-prefeito) não tiveram nomeação suspensa porque elas já não fazem parte do quadro de agentes políticos nomeados, segundo a prefeitura. Idem para Leide Batista de Oliveira (esposa do vice-prefeito) e Fabiano Lima de Oliveira (primo da prefeita), mas sob justificativa de não ter havido ato administrativo de nomeação.

Segundo informações do Blog do Anderson, os novos titulares ainda não foram nomeados. Na decisão, a juíza lembrou que a própria legislação do município de Cândido Sales proíbe a nomeação de cônjuge e parentes consaguíneos e afins, até segundo grau ou por adoção, do prefeito, vice-prefeito e presidente da Câmara, para cargos comissionados e de confiança, tanto para secretários como dirigentes de entes da administração pública indireta.

Esta não é a primeira vez que a família está envolvida em prática de nepotismo. Em 2011, o promotor de Justiça Gustavo Vieira requereu o afastamento dos parentes da então prefeita Sidélia Lemos Dias dos Santos (hoje secretária de Administração e Planejamento e mãe do atual vice-prefeito).

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade