Página Inicial / Bahia / Bahia é o estado do país com maior déficit de leitos de UTI neonatal, aponta pesquisa

Bahia é o estado do país com maior déficit de leitos de UTI neonatal, aponta pesquisa

A Bahia é o estado do país com maior déficit de leitos de UTI neonatal, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (5) pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Esses tipos de leitos são específicos para crianças prematuras, que nascem antes de completar 37 semanas e que apresentam quadros clínicos graves.

Conforme o levantamento, a Bahia conta atualmente com apenas 332 leitos de UTI neonatal, que recebem crianças de até 45 dias.  O ideal para atender toda a demanda do estado, no entanto, conforme a pesquisa seria mais que o dobro da quantidade disponível. A pesquisa aponta que em todo Brasil há um déficit de 3.305 leitos. No país, conforme o levantamento nascem quase 40 bebês prematuros por hora — mais de 900 por dia.

A Sociedade Baiana de Pediatria diz que, graças às novas tecnologias que permitem o diagnóstico precoce de doenças em mães e filhos, nascem muito mais bebês atualmente do que há 20 anos. No entanto, segundo o órgão, os bebês precisam cada vez mais de cuidados especiais nos primeiros dias de vida.

Sobre Reginaldo Spínola

Postagem em destaque

Sem nota fiscal, 13 mil litros de cerveja são apreendidos em Jequié

A mercadoria foi encaminhada para a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ).   …