Início Noticias Santa Casa de Misericórdia de Itambé se reúne com o Secretário de Saúde do Estado, em busca de melhorias para o hospital

Santa Casa de Misericórdia de Itambé se reúne com o Secretário de Saúde do Estado, em busca de melhorias para o hospital

Por Reginaldo Spínola

A Diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Itambé, representada pelo Provedor, Sr. Carlos Alberto Silva Santos, pelo Administrador Felipe Campos, juntamente com o Vereador e Presidente da Câmara Sivaldo Abreu(Ceçula), e o Venerável da Loja Maçônica de Itambé, Sr. Fábio Alves de Araújo, estiveram em Salvador, junto a Secretaria de Saúde do Estado, com o Secretário, Dr. Fábio Vilas Boas e o Deputado Federal Daniel Almeida, onde foi discutido a situação da Santa Casa de Misericórdia de Itambé em 08 de fevereiro de 2018. No encontro, foi abordado pelo Provedor Carlos Alberto a situação financeira dessa instituição de saúde em que a mais de 10 anos recebe o mesmo valor de repasse, tendo neste mesmo período diversos aumentos de salariais e elevação dos preços de alimentos, medicamentos e serviços devido à inflação.

Também foi exposto que a demanda do hospital aumentou muito nos últimos anos, como por exemplo, o hospital São Sebastião tem pactuado com o Governo Estadual cerca de 400 (quatrocentos) atendimento de Pronto Socorro por mês, quando na realidade acolhe 1.800 (Mil e Oitocentas) pessoas e essa diferença não é paga ao hospital. Diante disso, a diretoria sugeriu uma possível mudança no contrato para que o hospital passasse a receber de acordo com os serviços prestados, sendo assim 100% (cem por cento) do que a Unidade de Saúde produzisse entraria no repasse e não ficaria preso a um teto que limita o valor transferido, isso adequaria o serviço à realidade da microrregião, visto que a Santa Casa não dispõe de nenhum outro meio financeiro para custear as suas atividades além do contrato firmado com o Governo e que esta situação dificulta a administração, pois a despesa supera a receita.

No entanto, o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Fábio Vilas Boas, disse em seu pronunciamento que infelizmente não poderá ajudar muito o nosso hospital, tendo em vista que o município possui vários Postos de Saúde (P.S) que são responsáveis pelo atendimento de Pronto Socorro, ficando a cargo do hospital somente Urgência e Emergência. Segundo ele, todos esses postos de saúde estão abastecidos com medicamentos, e com os materiais hospitalares e médicos necessários para o pleno funcionamento. O secretário também se mostrou surpreso ao ser informado que a Prefeitura de Itambé não disponibiliza nenhum recurso extra para o hospital como ocorre em outros municípios do mesmo porte.

Diante dos fatos, o secretário sugeriu que a Santa Casa fosse transformada em uma Maternidade e fechasse todo o atendimento, tanto, Pronto Socorro quanto de Urgência e Emergência, transferindo para o Município essa responsabilidade, portanto, essa recomendação não foi bem aceita pelo Provedor e pelo Presidente da Câmara que indagaram quanto a necessidade de manter o Hospital com as portas abertas no atendimento de Urgência e Emergência, não só para Itambé, mas para a região.

Nessa oportunidade, o provedor Carlos Alberto agradece ao Vereador Sinvaldo Abreu (Ceçula) pelo empenho em ajudar o hospital de Itambé e ao Deputado Federal Daniel Almeida que conseguiu audiência com o Secretário. Carlos afirma que a Santa Casa de Misericórdia de Itambé é uma instituição apartidária, mas reconhece todos aqueles que buscam meios claros e objetivos para colaborar.

REUNIÃO COM PROVEDOR DA SANTA CASA DE VITORIA DA CONQUISTA E COLABORADORES

O provedor Sr. Carlos Alberto Silva Santos, continua se esforçando para atrair colaboradores que invistam na Santa Casa de Misericórdia de Itambé. Por isso, no último dia 21 de março reuniu-se com o Sr. Abmael, Provedor da Santa Casa de Vitória da Conquista, onde foram abordados temas como: melhorias nos equipamentos do hospital e ambulatório, implantação de serviços especializados e investimentos na estrutura, e aproveitando a oportunidade o provedor deixou a Santa Casa de Itambé a disposição para investimentos.  Ademais, devido a necessidade de continuar as discussões sobre os temas mencionados e concretizar as propostas discutidas, os provedores decidiram deixar agendada uma nova reunião que acontecerá nos próximos dias.

Carlos Alberto afirma que no início da sua gestão foram identificados vários obstáculos como a organização dos setores administrativo para maior transparência na aplicação do dinheiro público e obtenção de informações importantes para que essa instituição planejasse o futuro. Declara ainda que seu objetivo sempre foi prestar um serviço de qualidade a todos, sem exceção, e que não medirá esforços para que a Santa Casa, não só mantenha as portas abertas como também melhore continuamente os atendimentos.

Além disso, agradece a compreensão de todos e.ao mesmo tempo convida toda a população de Itambé e Ribeirão do Largo para uma Audiência Pública que será realizada no dia 06 de Abril de 2018 para dialogarmos sobre a realidade do Hospital São Sebastião de Itambé.

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade