Início Bahia FUNAI declara oficialmente a INEXISTÊNCIA de terras indígenas no território de Itambé

FUNAI declara oficialmente a INEXISTÊNCIA de terras indígenas no território de Itambé

Por Reginaldo Spínola

A Fundação Nacional do Índio (Funai) declarou oficialmente a INEXISTÊNCIA de terras indígenas demarcadas ou regularizadas no território de Itambé.

De acordo com o Blog Itambé Verdade, a declaração da Funai que foi enviada ao gestor do município de Itambé, também afirma não constar registros de reivindicações fundiárias indígenas, nem estudo de identificação e delimitação de terras.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Itambé, Sérgio Luiz Santos, a declaração da Funai tranquiliza os fazendeiros locais, pois, segundo informações, desde a  recente ocupação de uma propriedade em Ribeirão do Largo, os mesmos vinham sendo ameaçados.

Segundo Sérgio, os proprietários de terras tiveram um alto custo para ingressar na Justiça, ação preventiva de Interdito Proibitório, precavendo-se de ameaças de invasões dos supostos índios.

Após a invasão em fazendas do município de Ribeirão do Largo, se tornou comum registrar a presença de pessoas com vestimentas indígenas circulando pelas ruas de Itambé, devido à proximidade das terras ocupadas com a sede do município, sendo apontado como um fato curioso, que deixou em alerta os fazendeiros.

O fato deixa dúvidas e reprovação por grande parte da população. // Itambé Verdade

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade