Início Bahia Secretário estadual do meio ambiente assina termo de acordo coletivo para preservação do Rio Catolé

Secretário estadual do meio ambiente assina termo de acordo coletivo para preservação do Rio Catolé

Por Reginaldo Spínola

Visando à recuperação da mata ciliar do rio Catolé Grande, o secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis, assinou, na sexta-feira, 15, o Termo Coletivo de Prestação de Serviços Ambientais, junto com os produtores rurais da cidade de Barra do Choça, na sede do Ministério Público Estadual de Vitória da Conquista.

Os serviços são em atendimento aos Programas de Regularização Ambiental – PRA, oriundos dos Cadastros Estaduais Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR).

Em reunião com as Promotoras de Justiça de Vitória de Conquista, Drª Karina Gomes Cherubini, e de Barra do Choça, Drª Soraya Meira Chaves, fica estabelecido que os proprietários rurais, com imóveis situados às margens do Rio Catolé, farão a implantação de 48 quilômetros de cercas de proteção de Áreas de Preservação Permanente, especialmente nascentes, margem do rio e matas ciliares, mediante do cumprimento das normas de proteção ambiental, e outras áreas de preservação permanente e requerimento de outorga para uso de recursos hídrico, como de  relevante interesse ambiental.

De acordo com o termo de acordo coletivo, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) se compromete em fornecer materiais para os cercamentos de nascentes, sendo 11.520 estacas de eucalipto tratado; 480 mourões esticadores de eucalipto tratado; 192 rolos de arame de 1000 metros; 1.152 esticadores de arame; e 144 pacotes de balancins espaçadores com 100 unidades cada; no valor total de aproximadamente R$ 250 mil, visando à recuperação da vegetação nativa e consequente melhoria ambiental e segurança hídrica da região Sudoeste.

Para o secretário Geraldo Reis, o encontro foi mais um passo para se aprofundar o trabalho na preservação de nascentes e de matas ciliares no município de Barra do Choça, em especial nas proximidades do rio Catolé Grande. “Pretendemos transformar o rio, junto com os parceiros dos produtores rurais, em uma experiência piloto para que outras cidades possam também realizar ações semelhantes de recuperação ambiental, buscando restabelecer as matas ciliares e o cercamento das nascentes da região”, comentou.

O Rio Catolé Grande está localizado no sudoeste do estado da Bahia. Nasce no município de Vitória da Conquista e deságua no Rio Pardo, em Itapetinga. De sua nascente até a foz são aproximadamente 80 km de extensão. Na área urbana de Itapetinga, ele percorre um curso de aproximadamente 9,5 km.

O rio influi diretamente no abastecimento de sete cidades do sudoeste baiano: Barra do Choça, Vitória da Conquista, Itapetinga, Itambé, Caatiba, Nova Canaã e Planalto.

Assessoria de Comunicação – Secretaria do Meio Ambiente – SEMA)

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade