Página Inicial / Destaque / Após expulsar funcionários de fazenda invadida, supostos índios são detidos pela polícia por furto de animal

Após expulsar funcionários de fazenda invadida, supostos índios são detidos pela polícia por furto de animal

Compartilhe em sua Rede Social

Um princípio de conflito se formou na manhã de ontem, quinta-feira (19), entre supostos índios, que tomaram a força, a fazenda denominada São Francisco, conhecida na região como “Fazenda do Deputado”, pertence ao ex-deputado Hernane Rocha, que fica há aproximadamente 6 km de Itambé, e as polícias civil e militar, por conta das prisões de dois auto intitulados Pataxós, após furto e tentativa de abate de um animal bovino, de propriedade particular.

A situação já vinha tensa, após o último funcionário e sua família ser expulsa da propriedade no último dia 13/07, sob ameaças e humilhações, inclusive à sua mãe, uma idosa de 73 anos, conforme relatado ao Blog Itambé Agora. Segundo o funcionário, os trabalhadores da fazenda já haviam sido expulsos, mas ele, por não ter pra onde ir com a família – já que moravam na fazenda há mais de 33 anos, vinha resistindo, até que na última semana recebeu ordens de deixar o local com prazo determinado. Temendo pela sua família, ele deixou o local.

O funcionário relatou ainda ao Blog Itambé Agora, que os invasores são somente 18 pessoas e que a maioria são moradores de Itambé, inclusive entre os comandantes estão um ex-vereador, sua esposa e um filho.

O flagrante do furto do animal foi feito pela Polícia Militar. No momento da chegada dos policiais, o boi, da raça “Nelore”, de aproximadamente 16 arrobas, pertencente ao Sr. Sérgio Luís estava amarrado pelo pescoço, pronto para ser abatido. Infelizmente o animal morreu enforcado.

Os dois supostos índios foram detidos e apresentados na Delegacia Territorial de Itambé. Após as prisões, durante a tarde, uma situação de conflito se formou na BA-634, que liga Itambé a Ribeirão do Largo, onde os supostos índios bloquearam a rodovia exigindo a libertação dos acusados de furto. Vários carros ficaram impedidos de trafegar e a polícia mais uma vez foi acionada.

Antes da chegada da polícia, um jovem que seguia de moto, foi agredido e teve sua motocicleta tomada. Segundo relatos, somente com a chegada da força militar CAESG, a situação foi controlada e a pista liberada.

A família da vítima registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Itambé e, segundo informações, até aquele momento a motocicleta ainda não havia sido resgatada.

Os supostos índios foram liberados da DT no mesmo dia, por determinação – através de ofício, do Ministério Público Federal, causando indignação, revolta e pânico aos proprietários de terras desta região.

Sobre Reginaldo Spínola

Postagem em destaque

Avó é presa por filmar abusos e estuprar os quatro netos no DF

Compartilhe em sua Rede Social Segundo a polícia, as ocorrências começaram após a mãe das …