Início Educação Conquista: Vestidos de preto e com ‘mordaças’, professores protestam contra proibição de atos em prédios públicos

Conquista: Vestidos de preto e com ‘mordaças’, professores protestam contra proibição de atos em prédios públicos

Por Reginaldo Spínola

Os professores municipais de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, fizeram uma manifestação na manhã desta terça-feira (24), dentro da prefeitura da cidade. De acordo com a assessoria do Sindicato do Magistério Municipal Público da cidade (Simmp), o ato foi um protesto contra a proibição das ocupações dos professores dentro de prédios públicos da cidade.

Segundo a Simmp, a Secretaria Municipal de Administração enviou um ofício em que anunciava a decisão. Os professores de Vitória da Conquista entraram em greve no sábado (21) e cerca de 43 mil estudantes estão sem aulas.

Conforme o Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista, os professores, vestidos de preto, chegaram ao local às 9h30 e almoçaram no local. Ainda de acordo com a assessoria do Simmp, a categoria deixou o local às 14h.

Em nota, a Prefeitura de Vitória da Conquista informou que respeita o direito à greve e às manifestações. Entretanto, orienta que elas não ocorram dentro das repartições públicas municipais, como forma de preservar a ordem pública, garantir a continuidade dos serviços públicos e o atendimento à população.

De acordo com a prefeitura, a medida está amparada pelo artigo 129 do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Municipais (Lei Complementar nº 1.786/11). // G1 – Fotos: Blog do Anderson

Related Articles