Início Noticias ONG Reflorestar & Renascer cataloga as nascentes que deságua em afluentes do Rio Pardo em Itambé

ONG Reflorestar & Renascer cataloga as nascentes que deságua em afluentes do Rio Pardo em Itambé

Por Reginaldo Spínola

A situação do Rio Pardo é considerada alarmante e crítica nos municípios de Cândido Sales, Encruzilhada, Ribeirão do largo e Itambé.

Os integrantes da ONG Reflorestar & Renascer preocupados com a situação  dos rios do município de Itambé, no último sábado 25/08 catalogou as nascentes que deságua no Rio Jiboia, um afluente forte do Rio Pardo no município.

Foram catalogadas 12 nascentes, sendo 9 no povoado da Bananeira. Para alegria dos integrantes da ONG, só em uma fazenda tinha seis nascentes que estão preservadas pelo o proprietário rural.

Não foi a mesma situação encontrada na nascente do Rio Jibóia, que se encontra em condição desmatada e está minado a mais de 500metros do local principal. Um morador da localidade reatou que mora às margens do Rio Jibóia há mais de 40 anos, e que nunca tinha passado por essa situação, e a principal causa da morte das nascentes é o desmatamento.

Os integrantes da ONG ficaram preocupados com a situação do Rio Jiboia por que é o principal rio do município que deságua no Rio Pardo para abastecer a nosso município. A situação do Rio Pardo é considerada alarmante e crítica nos municípios de Cândido Sales, Encruzilhada, Ribeirão do largo e Itambé.

Segundo informações do blog cidadenossa.blogspot.com, a crise hídrica na região é potencializada pelos longos períodos de secas, principalmente pelo desmatamento que é descontrolado. O Médio Rio Pardo onde está a maior concentração de outorgas para a irrigação na bacia, faz parte do semiárido brasileiro. Nesta mesma região os municípios já desmataram mais de 80% da vegetação nativa.

O estudo realizado por entidades que compõe a articulação da sociedade civil dos Estados de Minas e Bahia demonstra que, em municípios que sofrem com o desmatamento humano, o consumo diário dos irrigantes chega a ser 67 vezes a mais que a população das cidades.

Rio Pardo – local de captação de água pela Embasa em Itambé

Rio Pardo – Local de captação da Embasa, em Cândido Sales

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade