Início Brasil Datafolha para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 56%; Haddad, 44%

Datafolha para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 56%; Haddad, 44%

Por Reginaldo Spínola

Foram entrevistados 9.173 eleitores em 341 municípios. A pesquisa foi feita nos dias 24 e 25 de outubro…

 

Resultado de imagem para Datafolha para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 56%; Haddad, 44%

Nova pesquisa Datafolha para a Presidência divulgada na noite de ontem mostra o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, com 56% e Fernando Haddad (PT) 44% das intenções de voto. Esses números mostram os votos válidos, mesmo procedimento adotado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado das eleições. Neste caso, não são considerados os votos brancos e nulos e os que não sabem.

Na pesquisa anterior do instituto, divulgada na semana passada, Bolsonaro tinha 59% e Haddad 41% das intenções. O que mostra que o candidato do PSL oscilou três pontos percentuais para baixo. O petista teve a mesma oscilação, ou seja, três pontos percentuais só que para mais.

Em relação aos votos totais, Jair Bolsonaro tem 48% e Fernando Haddad 38%. Os votos brancos ou nulos somam 8% e os que não sabem totalizam 6%. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Rejeição

O Datafolha também verificou a rejeição dos candidatos. Os eleitores que afirmaram que não votam de jeito nenhum em Jair Bolsonaro somam 44%. Os que afirmam que talvez votasse totalizam 9% e os que votariam com certeza ficou em 46%.

Já em relação ao petista Fernando Haddad quem não votaria de jeito nenhum somou 52%. Já os que talvez votassem ficou em 9% e os que, com certeza, votam nele totalizam 37% das intenções.

Certeza do voto

Outra questão verificada pelo Datafolha na pesquisa foi o grau de decisão em relação ao voto que cada eleitor tem. Neste caso, 94% dos que afirmaram votar em Bolsonaro estão totalmente decididos.

Para outros 6% ainda há possibilidade de mudar. Entre os eleitores de Haddad 91% estão totalmente decididos. Já outros 9% ainda podem mudar seu voto.

Número dos candidatos

Os eleitores também foram consultados se estão cientes do número do candidato que afirmaram que vão digitar na urna. Entre os que declararam voto em Jair Bolsonaro, 94% fizeram a correlação certa. Outros 5% disseram não saber o número e 1% erraram.

Entre os eleitores de Fernando Haddad 93% fizeram a menção corretamente. Já 6% não souberam o número que deveriam digitar e 1% erraram.

Foram entrevistados 9.173 eleitores em 341 municípios. A pesquisa foi feita nos dias 24 e 25 de outubro. O registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) BR-05743/2018. A TV Globo e o jornal “Folha de S. Paulo” foram os contratantes.

Em.com.br
Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade