Início Brasil Desespero: Tromba d’água deixa um morto e oito desaparecidos no RJ. VÍDEO

Desespero: Tromba d’água deixa um morto e oito desaparecidos no RJ. VÍDEO

Por Reginaldo Spínola

 

Uma pessoa morreu e pelo menos outras oito estão desaparecidas após a chegada repentina de uma tromba d’água em Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro, no fim da tarde deste domingo (20). De acordo com as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, a tromba d’água começou no alto do Parque Nacional do Itatiaia, e desceu para a área conhecida como Paraíso Perdido, local turístico onde moradores e turistas costumam se banhar. Não chovia no momento da tromba d’água.

A Defesa Civil informou que o rio Campo Belo subiu aproximadamente três metros. Por volta das 21h02, agentes dos bombeiros e da Defesa Civil estavam no local aguardando o nível do rio abaixar para começar o resgate e procura pelos desaparecidos. A Polícia Civil também está no local.

Trombas d’água – ou cabeças d’água – costumam ocorrer quando chove na cabeceira (nascente) de um rio, ampliando rapidamente seu fluxo. O nível das águas pode subir vários metros em poucos segundos, como uma espécie de tsunami dos rios. As chances de ocorrência aumentam no período chuvoso, que em boa parte do país coincide com o verão.

A expressão tromba d’água também designa outro fenômeno climático, que consiste na formação de colunas de água que lembram tornados sobre mares ou grandes rios.

No fim de dezembro, cinco pessoas com idades entre 24 e 32 anos morreram após uma tromba d’água em São João Batista do Glória (MG). Três pessoas praticavam rapel em um paredão e outras duas pessoas nadavam quando foram atingidos.

G1
Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade