Página Inicial / Destaque / Itambeenses já podem solicitar certidões de nascimento, casamento e óbito de outra cidade ou estado

Itambeenses já podem solicitar certidões de nascimento, casamento e óbito de outra cidade ou estado

Compartilhe em sua Rede Social

 

A população de Itambé já pode solicitar certidões de nascimento, casamento e óbito de qualquer outra cidade do Estado da Bahia ou de outros Estados.

É só comparecer ao Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca de Itambé, localizado na Rua Joaquim Correia, n° 39, sala 01/02, no Centro Empresarial Nena Cardoso, ao lado do Fórum, munidos da certidão antiga, carteira de identidade e CPF.

A taxa cobrada varia de acordo com cada Estado, em face da tabela de emolumentos ser diferente em cada região do país.

A implantação do sistema de transmissão eletrônica de certidões de nascimento, casamento e óbito atende à regulamentação de provimento nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e faz parte do projeto de interligação nacional do registro civil.

A iniciativa é realizada através da Central de Informações do Registro Civil (CRC), no qual já estão atualmente interligados mais de 6.700 cartórios em todo o país.

Através deste serviço, um cidadão que, por exemplo, tenha sido registrado em São Paulo e hoje resida em Itambé, poderá se deslocar até o Cartório de Registro Civil da cidade e solicitar uma segunda via do seu registro de nascimento, realizado em outro Estado. A certidão é enviada eletronicamente pelo cartório detentor do registro para o cartório de Itambé, o qual materializa e entrega a certidão.

“Acredito que estamos dando um passo importante para uma integração completa do Registro Civil Brasileiro, possibilitando que o cidadão de Itambé solicite de forma rápida, eficiente e menos onerosa, o seu registro lavrado em outra cidade”, explica Wanessa Aleixo, Oficial de Registro da Comarca.

Informações: ASCOM PMI - Cartório de Registro Civil de Itambé


Sobre Reginaldo Spínola

Postagem em destaque

Declarado inconstitucional decreto municipal de Guanambi que entregou chave da cidade a ‘Deus’

Compartilhe em sua Rede Social  Em decisão unânime entre os desembargadores do Tribunal de Justiça, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.