Início Bahia Após denúncia, MP quer explicações da prefeita de Ipiaú sobre supostas irregularidades em processo seletivo

Após denúncia, MP quer explicações da prefeita de Ipiaú sobre supostas irregularidades em processo seletivo

Por Reginaldo Spínola

 

O Ministério Publico Estadual expediu recomendação à Prefeita de Ipiáu/BA, Maria das Graças para que se abstenha de contratar profissionais em funções de caráter permanente, sem o devido concurso público (ver aqui). Também que no prazo de 10 dias, preste esclarecimentos sobre o processo seletivo que prevê a contratação temporária de profissionais na Secretaria de Ação Social.

A recomendação foi feita pela Promotora de Justiça de Ipiaú, Mariana Araújo Libório, após representação protocolada pelos Vereadores Erivaldo Carlos (Pery), San de Paulista, Simone Coutinho, Emerson Fitt, Lucas de Jesus e Edson Marques. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ipiaú também protocolou denúncia.

De acordo com o teor da representação, os vereadores acusam a gestão de promover mais um processo seletivo, que segundo eles, possuem critérios obscuros, com apenas análise de currículo e entrevista. Os edis acreditam que é  clara a tentativa de burlar o concurso público para beneficiar apadrinhados políticos.

A Promotora de Justiça, na recomendação, afirmou que não se pode utilizar a contratação temporária para situações em que a necessidade é permanente e o interesse público é comum. “Devem ser admitidos servidores em regime comum, pela via de concurso público”, ressaltou. Recentemente, o Tribunal de Contas dos Municípios aplicou multa de R$ 3 mil à Prefeita Maria das Graças por fuga ao concurso público, mediante uso de cooperativas na Secretaria de Saúde.

Com informações do Giro em  Ipiaú

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade