Início Bahia Professores e estudantes de Vitória da Conquista vencem concurso nacional com projeto de aprendizagem criativa

Professores e estudantes de Vitória da Conquista vencem concurso nacional com projeto de aprendizagem criativa

Por Reginaldo Spínola

 

O projeto ‘Conecta: aprendizagem criativa na escola’, protagonizado por professores e estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional de Vitória da Conquista (CETEP), localizado em Vitória da Conquista (518 km de Salvador), é um dos vencedores do concurso nacional Educar para Transformar, promovido pelo Instituto MRV e a Fundação Pitágoras, sendo o único representante do Norte e Nordeste do país. A iniciativa consiste em um espaço permanente de aprendizagem, no qual permite que alunos e professores do CETEP e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), bem como pais e pessoas da comunidade se envolvam na elaboração e execução de projetos. O prêmio no valor de R$ 30 mil será investido em atividades e equipamentos para o funcionamento do projeto

O ‘Espaço Maker’, como é chamado o local de aprendizagem, e que funciona na unidade escolar desde janeiro deste ano, é equipado com computadores, câmeras, impressoras 3D, materiais reaproveitados, ferramentas, blocos de montar, máquinas de costura e outros, que servem de suporte para o desenvolvimento das ideias e projetos. No local, os participantes atuam desde a concepção, limpeza e elaboração do espaço de trabalho, passando pela seleção e coleta de materiais, além da concretização dos projetos, oficinas e divulgação das ações.

Segundo a professora Iva Costa, que é uma das idealizadoras do projeto juntamente com a professora Tatiana Paiva, o objetivo é oportunizar um novo olhar para a forma de aprendizagem dos estudantes. “Os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática as suas ideias alinhando conhecimento através de uma metodologia de aprendizagem criativa, que também proporciona um espaço de interação com qualquer pessoa interessada em tais práticas em parceria com a comunidade e a universidade”, explicou a educadora.

A educadora Tatiana Paiva acrescentou que “a ideia é que o espaço possa trazer outros saberes e novas metodologias de aprendizagem, além de valorizar as ideias e incentivar o aprendizado a partir do desenvolvimento de projetos da iniciativa dos participantes”.

O estudante Eduardo Gusmão Ferreira, 17, que faz o curso técnico em Informática, disse que está muito contente com a premiação. “Me sinto muito feliz por fazer parte desse projeto e pelo reconhecimento que ele está tendo. Através dele, eu estou desenvolvendo um projeto de revitalização de água e do meio ambiente e essa ideia surgiu a partir dos recentes desastres causados por rompimentos de barragens”, revelou.

As ideias do projeto foram reconhecidas e premiadas como finalistas do Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2019, da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Fundação Lemann e MIT Media Lab e também conquistou o 3º lugar na etapa estadual do prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora 2019, realizado em Salvador.

Blog do Caique Santos
Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade