Início Brasil Brasil registra 1 caso de agressão a mulher a cada 4 minutos, mostra levantamento

Brasil registra 1 caso de agressão a mulher a cada 4 minutos, mostra levantamento

Por Reginaldo Spínola

O Brasil, uma mulher é agredida a cada quatro minutos por um homem e sobrevive. Em 2018, foram registrados mais de 145 mil casos de violência — física, sexual, psicológica e de outros tipos — em que as vítimas sobreviveram.

Os números fazem parte do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. Eles foram obtidos e analisados pelo jornal Folha de S.Paulo. Ao todo, foram 1,4 milhão de notificações recebidas entre 2014 e 2018.

De acordo com os dados, a maior parte das vítimas de violência é mulher: 68%.

No período analisado, houve aumento expressivo nos registros de violência física, psicológica e sexual. Se em 2014 foram notificados 22.432 agressões sexuais contra mulheres, no ano passado foram 34.352. Ou seja, um aumento de 53%.

Em 2018, foram registrados 3.837 casos de estupros coletivos de mulheres. Se considerar também os registros de vítimas do sexo masculino, o total chega a 4.716, uma média de 13 casos por dia.

Não é possível definir, contudo, se houve realmente um aumento no número de casos de violência contra a mulher ou se as ocorrências passaram a ser mais notificadas devido a uma sensibilização maior da sociedade quanto à violência de gênero.

O levantamento não inclui mulheres assassinadas. Segundo o Atlas da Violência, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2017 houve 4.369 assassinatos de vítimas do sexo feminino no país.

Metrópoles
Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade