Início Brasil Menina com “Síndrome de Williams” passa mal e morre durante desfile de 7 de Setembro

Menina com “Síndrome de Williams” passa mal e morre durante desfile de 7 de Setembro

Por Reginaldo Spínola

Em Garça (32 km de Marília), uma menina de 11 anos morreu após passar mal durante o desfile cívico-militar de 7 de setembro, ocorrido no sábado (7). A menina Clara Marque de Souza era portadora da Síndrome de Williams, segundo publicou uma tia da criança, nas redes sociais.

De acordo com a postagem da tia, a menina entrou em convulsão enquanto aguardava a saída da escola, para o desfile. “É com uma tristeza sem tamanho que informamos o falecimento da minha sobrinha Clara. A todos apenas a esclarecimento: ela era portadora da Síndrome de Willians, estuda na escola Samira e entrou em convulsão enquanto aguardava a saída da sua escola para o desfile. Ela não estava no sol. Foi prontamente socorrida pela Polícia Militar. A equipe da UPA trabalhou duro, mas infelizmente ela não resistiu”, escreveu.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Garça se solidarizou com familiares e amigos da estudante. “Clarinha, como era carinhosamente chamada por todos, era aluna da Escola Municipal Samira El Adass. Ela tinha problemas de saúde e passou mal na concentração do Desfile de 7 de Setembro”, diz o texto. “A estudante foi prontamente socorrida e levada para UPA, onde a equipe médica tentou reanimá-la, mas infelizmente, ela não resistiu e faleceu”, completou.

O corpo da menina velado a partir do sábado e sepultado às 15h de domingo, no Cemitério de Garça.

Síndrome de Williams

Segundo o site da FIOCRUZ, a síndrome de Williams é uma doença caracterizada por “face de gnomo ou fadinha”, nariz pequeno e empinado, cabelos encaracolados, lábios cheios, dentes pequenos e sorriso frequente. Estas crianças normalmente têm problemas de coordenação e equilíbrio, apresentando um atraso psicomotor. Seu comportamento é sociável e comunicativo embora utilizem expressões faciais, contatos visuais e gestos em sua comunicação.

A doença também conhecida como síndrome Williams-Beuren, é uma desordem genética que, talvez, por ser rara, frequentemente não é diagnosticada. Sua transmissão não é genética.

Acometendo ambos os sexos, na maioria dos casos infantis (primeiro ano de vida), as crianças têm dificuldade de se alimentar, ficam irritadas facilmente e choram muito.

O nome desta síndrome vem do médico, Dr. J.C.P. Williams que a descreveu em 1961 na Nova Zelândia e pelo Dr. A. J. Beuren da Alemanha em 1962 .

Siga Mais
Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade