Início Bahia Itambé está entre os dez piores municípios em gestão fiscal e investimentos

Itambé está entre os dez piores municípios em gestão fiscal e investimentos

Por Reginaldo Spínola

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2019 aponta que praticamente 9 entre 10 cidades baianas têm gestão fiscal em dificuldade ou crítica. Os dados mostram dificuldades de caixa das prefeituras. Revelam também negligência na administração do que entra e do que sai em dinheiro [receita X despesa], aumento da folha com gastos com pessoal, comprometimento de finanças com restos a pagar e pouca ou nenhuma capacidade de investimento.

Entre os municípios com pior gestão, 265 cidades, ou 63,5% das 417 do Estado, estão nesta condição. Anagé, no Sudoeste, aparece como o município pior avaliado e Itambé aparece na lista das dez piores avaliações.

Veja a relação das 10 piores gestões fiscais por sequencia:

  • Anagé, no Sudoeste
  • Coaraci, no Sul; Itaquara, no Vale do Jiquiriçá;
  • Dário Meire, no Médio Rio de Contas;
  • Itambé, no Médio Sudoeste;
  • Jeremoabo, no Nordeste baiano;
  • Senhor do Bonfim, no Piemonte Norte do Itapicuru;
  • Coração de Maria e Água Fria, no Portal do Sertão;
  • Santanópolis, também no Portal do Sertão.

Os municípios nesta condição estão faixa de pontos de até 0,4.

Um pouco melhor, mas na condição de “dificuldades”, estão 108 municípios, 25,9% do total. Os piores da faixa são Itaguaçu da Bahia, na região de Irecê; Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo; Canarana, na região de Irecê; Nova Itarana, no Vale do Jiquiriçá; Sebastião Laranjeiras, no sudoeste; Monte Santo, na região sisaleira; Itapetinga, no sudoeste; Riacho de Santana, no oeste; Serra do Ramalho, no Sudoeste; e Juazeiro, no Sertão do São Francisco.

O IFGF 2019 foi divulgado nesta quinta-feira (31) e toma como base informações das próprias prefeituras referentes ao ano passado. São quatro classificações quanto ao nível da gestão fiscal. A variação é de 0 a 1, ponto máximo da qualificação. Estão na condição de “Gestão de Excelência” aqueles que tiveram resultados acima de 0,8. Com “Boa Gestão” os que obtiveram valores entre 0,6 e 0,8. Os que ficaram entre 0,4 e 0,6 foram classificados como de “Gestão de Dificuldade”. Já os que beiraram até 0,4 pontos apresentaram “Gestão Crítica”.

Informações: Bahia Notícias
Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade