Início Bahia Vitória da Conquista: Circuito de pré-carnaval homenageia baiana de acarajé Dona Dió

Vitória da Conquista: Circuito de pré-carnaval homenageia baiana de acarajé Dona Dió

Por Reginaldo Spínola

Vitória da Conquista vai entrar no clima de pré-carnaval durante o próximo fim de semana, nos dias 8 e 9, com os cortejos dos blocos “Algazarra” e “A Xcania Tá O Fervo”.  Com concentração na Praça da Normal, o percurso foi batizado de “Circuito Dona Dió”.

A nomeclatura do espaço trata-se de uma homenagem à Dionísia de Oliveira Silva, baiana de acarajé que atuou pela valorização da cultura afro-brasileira e foi uma personalidade conhecida na região de Conquista.

Descendente de quilombolas do povoado Maria Clemência, Dona Dió foi a primeira baiana de acarajé da cidade e fundou a Escola de Samba União do São Vicente, além de ser uma das líderes da Lavagem do Beco.

“Esta é uma forma de pisar respeitosamente neste chão e neste espaço em que muitos já fizeram”, declarou o Algazarra em nota.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade