Início Noticias São Sebastião: Padroeiro de Itambé

São Sebastião: Padroeiro de Itambé

Por Reginaldo Spínola

Os itambeenses celebram hoje (20) o Dia do Padroeiro São Sebastião. As comemorações iniciaram logo pela manhã com uma Alvorada Festiva em frente a Igreja Matriz de São Sebastião. Em seguida, ali mesmo, foi servido aos presentes um café da manhã.
 A noite acontece um dos mais lindos espetáculos da fé e religiosidade cristã de toda a Região Sudoeste da Bahia. As comunidades eclesiásticas de base, em caminhada, realizam um desfile pelas principais ruas do município. Ao final,  todas se encontram na Praça São Sebastião, onde o Pe. Juracy estenderá a benção aos fieis.

 Por que São Sebastião é o Padroeiro de Itambé?

Segundo conta a história, Itambé tinha terras propícias para a agricultura e pecuária, o que atraiu diversos colonos para a região. Nesta época, do lado direito do rio, onde hoje é a Praça da Bandeira, havia a aldeia dos índios pataxós, que impuseram a condição de que os desbravadores permanecessem 4 m. do outro lado do Rio. A família do Sr. Geraldo de Oliveira descumpriu o acordo, o que consequentemente gerou intensos conflitos com os índios.

Durante este tempo, as famílias rezaram muito pela paz e tomaram São Sebastião como o intercessor. Os conflitos cessaram e São Sebastião, até os dias atuais, é o santo de devoção do povo de Itambé. Todo o dia 20 de janeiro as famílias celebram a Festa do Padroeiro São Sebastião.
Compartilhe esse post com seus amigos

2 Comentários

Pãntho 22 de janeiro de 2010 - 10:56

… salve a fé do nosso povo.

Anônimo 21 de janeiro de 2010 - 22:18

eu quero fotos da procissão. é pra ontem.ass liah

Comentários estão fechados.

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade