Originalmente, o São João é uma celebração de cunho religioso. A festa, que é uma tradição vinda da Europa, é uma homenagem a João Batista. De acordo com a crença popular, essa tradição deve-se a um acordo entre Maria, mãe de Jesus, e Isabel, sua prima e mãe de João. Elas teriam combinado que a primeira que tivesse um filho acenderia uma fogueira à porta de sua casa.
Mas muitos historiadores discordam dessa versão sobre a fogueira. Eles acreditam que a origem desse símbolo tipicamente “joanino” (derivado do nome João), deve-se a coincidência da data com o solstício de verão (inverno na América do Sul). Antigamente, nesse período, os camponeses festejavam a proximidade das colheitas e, para afastar os demônios da esterilidade, pestes dos cereais e estiagens, faziam sacrifícios acendendo fogueiras.
A influência brasileira na “festa joanina” pode ser percebida na culinária, nos costumes e nas lendas. Grandes exemplos disso são o aipim, o forró e o boi-bumbá. Outros costumes e símbolos foram, aos poucos, se misturando com a tradição e hoje fazem parte da cultura popular, tais como “o caipira” e “a noiva”, as bandeirolas, os balões, a canjica e o pau-de-sebo.
Na Bahia, é costume dizer que o ano é dividido entre duas grandes festas populares: Carnaval e São João. Logo após a folia momesca, os baianos se preparam para curtir as festas de forró que se espalham pela cidade. Assim também acontece com o Carnaval. Depois das ressacas de São João iniciam os ensaios de verão.
As cidades do interior recebem muitos turistas nesse período e promovem grandes “arraias”. Já que muitos baianos adoram curtir o friozinho do inverno com um bom “arrasta-pé” regado a muito licor, milho, canjica e amendoim. O São João, certamente, é uma das festas que mais movimentam a Bahia, assim como outros estados do Nordeste.
Em junho, outros santos católicos também são homenageados. A festa de Santo Antônio, conhecido como “santo casamenteiro”, acontece no dia 13 de junho e a de São Pedro, conhecido como “o guardião das portas do céu”, é realizada no dia 29 do mesmo mês.
Fonte: www.portalibahia.com.br/mapasjuninos
1 Comentário
Estou pedindo a Deus, para que o nosso São João, seja em paz, para todos os nossos visitantes.
Comentários estão fechados.