Início Noticias Opinião: Itambé 83 anos – As Avenidas e os seus sinónimos –

Opinião: Itambé 83 anos – As Avenidas e os seus sinónimos –

Por Reginaldo Spínola
 
 Tancredo Neves, primeiro presidente eleito após o golpe militar, símbolo de um novo país, democrático e livre. João Durval Carneiro, ex-governador da Bahia, o estado mais feliz do Brasil. O que eles tem em comum? Os dois emprestam os seus nomes à duas vias da cidade, as Avenidas Tancredo Neves, no Bairro Sidney Pereira e João Durval Carneiro, no Bairro Humberto Lopes,  elas respectivamente são sinónimos de esperança e alegria nos 83 anos de Itambé.
Avenida Tancredo Neves
 
Inaugurada no dia 12 de agosto, data oficial do aniversário da cidade, pelo prefeito Moacir Andrade, a nova Avenida Tancredo Neves é o marco da consolidação de um projeto político em que as pessoas e os seus anseios são vistos como prioridade.

Os paralelos da Avenida, totalmente reconstruída, contam uma outra história, produzida pelo trabalho. O espaço ambiental construído descreve a beleza de um sonho que se tornou real. A área reservada as atividades físicas demonstra a força do povo, que com os olhos iluminados contemplam a Itambé que, dia após dia, caminha unida com o progresso. Tancredo já dizia, a cidadania não é a atitude passiva, mas ação permanente a favor da comunidade.

Já na Avenida João Durval Carneiro, nos dias 12, 13 e 14 de agosto, só não foi atrás do trio elétrico quem já morreu, quem por motivos outros se viram impedidos de brincarem a micareta, ou por falta de coragem permaneceram em casa,  esperando noticias do sucesso do Itambé Folia, que sem dúvida nenhuma deve entrar para o calendário cultural do município.
Itambé Folia na Avenida João Durval Carneiro
Para o evento, a Prefeitura montou uma super estrutura, com camarote, palco alternativo, destinado as atrações da terra, dois trios elétricos, prestação de serviços em saúde durante todo o período festivo, e o suporte do Conselho Tutelar e dos Comissários de Menores.

A segurança ficou a cargo da Policia Civil, Guarda Municipal, e da Policia Militar, digna de aplausos e elogios dos foliões. 

 A mistura de ritmos e estilos amplamente propagados pelos trios Nasa e Águia, engoliram as criticas anteriormente feitas. As brigas, foram registradas poucas e as mortes, não aconteceram.


Na Paz, o público pulou, agitou e namorou ao som da dupla Edu e Maraial, das Bandas, Fantasmão, Batukere, Wagão Chicleteiro, Banda Shock da Bahia, Discarasamba, Tira Teima, Banda Leva e Pega e Fica. Estudantes, no tradicional Aluno Folia e usuários dos projetos, no Social Folia, ensinaram que não existe limite de idade quando o assunto é a busca desmedida da felicidade.

A cidade são as pessoas. Por isso é que foram elas as presenteadas com as obras, festas, abraços dados e recebidos. Tudo isso aconteceu nas ruas, nas Avenidas Tancredo Neves e João Durval Carneiro, locais em que a história escrita, frequentemente é reescrita por quem acredita na esperança e na alegria.

Confira algumas fotos do Itambé Folia e das inaugurações, ocorridas durante os festejos dos 83 anos de Itambé.

Fotos do Itambé Folia. Fonte: Prof. Roque Heine (www.blogdeheine.blogspot.com)

Compartilhe esse post com seus amigos

2 Comentários

Luiz Pedro Passos 2 de setembro de 2010 - 01:07

Valeu Jairo, obrigado por acompanhar o nosso blog, pelo incentivo e colaboração.

A falta de tempo está me impedindo de atualizar o blog com maior frequência. Mas estamos tentando manter o nível de sempre.

Abraços e até mais!!!

Jairo Almeida 1 de setembro de 2010 - 12:21

Valeu Luis Pedro, cobertura total do Itambé folia. Parabéns pelo belíssimo trabalho.

Comentários estão fechados.

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade