Início Noticias Prefeitos do sudoeste contestam dados do IBGE

Prefeitos do sudoeste contestam dados do IBGE

Por Reginaldo Spínola

Repórter João Melo, do site Conquista News

Às vésperas da divulgação dos dados finais do Censo 2010, prefeitos de diversos municípios do sudoeste da Bahia estiveram reunidos nesta segunda-feira, (8) no Hotel Livramento Palace com o representante do Governo do Estado, senhor Geraldo Reis, e do IBGE, para contestar os números levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  Eles reclamam da metodologia utilizada e apontam falhas de recenseadores. A principal preocupação é a queda nos repasses federais e estaduais, calculados com base no tamanho da população.

 

O IBGE afirma que algumas entrevistas poderão ser refeitas caso problemas pontuais sejam constatados, mas ressalta que em nenhum município haverá necessidade de refazer todo o levantamento.
O resultado do censo no local apontou uma população menor em Tremedal, de acordo com o prefeito José Carlos Vieira Bahia. “Entre os dias 5 e 24 ocorrerá à revisão e os equívocos e problemas detectados serão resolvidos. Muitas casas estavam fechadas e os recenseadores vão ter que voltar nestas casas. Os dados preliminares indicam queda em torno de 2 mil habitantes. Houve também problemas na confecção de um novo mapa, pois sete municípios tremedalenses foram incorporados a Cândido Sales”.
O prefeito Moacir Andrade lamentou também, pois seu município perdeu cerca 13.500 habitantes. “Em termos técnicos e administrativos a cidade que tinha estimativa de 35, 512 vira de cabeça para baixo. Estamos agora, de acordo com o IBGE, com 22.819 pessoas. Já pedimos revisão e entramos com ação judicial quanto à perda do Distrito de São José do Colônia, que desde sua criação, com estrutura de saúde, educacional e segurança, foi mantido pelo município de Itambé e agora o censo passou para Caatiba. Só ai perdemos cerca de 3.500 habitantes, o que significa redução do FPM”, lamentou.
Poções, segundo o prefeito Luciano Gomes, perdeu áreas como Lagoa da Serra e Umbuzeiro para Planalto e ele vem buscando recuperar judicialmente a margem territorial e conseqüentemente a perda populacional.
Mas a prefeita Sidélia Lemos garante que o número de habitantes em seu município ultrapassou o esperado. “Ganhei mil e poucos habitantes e não tenho do que reclamar”. Ganhou também novos territórios que ela disse não fazer muita questão e na manhã desta quarta-feira, já promovia negociações principalmente como José Bahia de Tremedal, para que o petista voltasse a administrar determinadas faixas de terra.
Os prefeitos reunidos contaram que receberam muitas reclamações de pessoas que não tinham sido visitadas e iniciaram por conta própria investigações paralelas por meio dos leituristas do Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto e de professores das escolas municipais. Constatamos que muita gente não tinha sido recenseada e fui ao IBGE reclamar, disse Oberdan Rocha, de Barra do Choça.
Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade