Maria Félix (Nanuca), este é o nome dado ao Creas (Centro de Referencia Especializado de Assistência Social), inaugurado na manhã de ontem, 29, pela Prefeitura Municipal de Itambé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O nome de Nanuca estampa a parede desta unidade pública estatal que tem o objetivo de oferecer atendimento psicossocial e jurídico a crianças, adolescentes, mulheres e idosos vitimas de violência sexual, pessoas com deficiência e em situação de rua. Mais do que uma homenagem, é uma possibilidade encontrada para preservar na mente dos itambeenses, a imagem de uma mulher, que, dotada de um certo instinto protetivo, ao presenciar cenas de maus tratos, cometidos pelos adultos contra as crianças e adolescentes, partia em defesa dos pequenos indefesos.
Apesar de possuir família, Nanuca se comportava como uma andarilha, a explorar cada pedaço da cidade de Itambé. Suas andanças chegaram ao fim no dia 10 de maio de 2003, no auge dos seus 105 anos. Mas os traços do seu rosto, daquela risada gostosa que somente ela sabia dar, continuam a povoar a memória daqueles que a conheceram.
Nanuca |
De acordo com o prefeito Moacir Andrade, o projeto de lei que dá ao Creas o nome de Nanuca ainda não foi enviado para a aprovação da câmara. Um detalhe que não o preocupa, porque ele diz ter certeza que não há um cidadão contrário a essa escolha.
Depois do Cras, Peti, Projovem, a prefeitura municipal trouxe a Itambé, o Creas. Todos estes programas, integrantes da Política Nacional de Assistência Social, chegaram ao município na gestão do atual prefeito, Moacir Andrade.
Em um discurso emocionado, a secretária de assistência social Cléa Malta, agradecida, afirmou que, atualmente, o governo municipal não se dedica apenas a construir paredes, pontes, realizar calçamentos, mas também a cuidar das pessoas, o maior patrimônio de um município.
Várias outras autoridades acompanharam a inauguração, dentre elas o pároco local, o Padre Juracy Marden, que abençoou o espaço, colaboradores e os usuários que passarão por ali.
O Creas está funcionando na Rua Almirante Barroso, Bairro Bela Vista, na antiga sede do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que devido a um processo de transição, que vem acontecendo em todo o Brasil, teve as suas atividades deslocadas para os Cras.
Mais fotos:
Prefeito Moacir e a Secretária Cléa |
Equipe do Creas e autoridades |
Padre Juracy e a Secretária Cléa |
Parte do espaço do Creas |
2 Comentários
parabéns
Parabéns pelo blog,Luiz Pedro,parabéns Itambé! por este Espaço de tamanha importancia,uma justa homenagem a saudosa "Nanuca"
Comentários estão fechados.