Início Noticias 106 anos de vida

106 anos de vida

Por Reginaldo Spínola
Dona Flor é, possivelmente, a mais velha habitante do município de Itambé
Dona Flor e seus bisnetos e tataraneto
Eufrosina Correia de Melo, 106 anos de vida, residente no Bairro Sidney Pereira, é, possivelmente, a mais velha habitante do município de Itambé.

Dona Flor, como é conhecida, nasceu no dia 12 de junho de 1904 em Vitória da Conquista. Foi criada em Tremendal, residiu por durante um bom período em Itapetinga e hoje passa os seus dias na companhia do filho, netos, bisnetos e dos tataranetos em Itambé.

Para manter a saúde em dia, Dona Flor segue rigorosamente algumas regras, sem excessos, isso desde muito cedo. Os familiares contam que ela sempre foi uma pessoa tranquila e avessa aos vícios. Uma verdadeira amante da vida, já que não fuma, não bebe e ainda desfruta de boas noites de sono. Quem quiser encontrar Dona Flor, para tomar um café ou jogar uma conversa fora, precisa ir a casa dela antes da 7 da noite. Após este horário é melhor desistir, porque ela estará dormindo. Às 8 da manhã recomeça o dia, às vezes com uma vontade de pegar no batente, logo contida pela neta Calila Moraes, que disse: “Se deixar, ela faz as coisas tudo da casa”.

A terceira de cinco irmãos, Dona Flor, fala pouco, escuta precariamente, mas continua firme em seus preceitos morais, frutos talvez de uma educação rígida e conservadora recebida dos pais. Quando perguntado se na juventude ela tinha o costume de namorar muito, respondeu enfática: “Nunca fui mulher de namorar muito. Não sou mulher de relaxo”.

Sentada no sofá, rodeada pelos descendentes de variadas gerações, vestindo um vestido florido e com um lenço na cabeça, Dona Flor, de memória fraca, conseguiu compartilhar suas lições.

 Durante o encontro, curiosamente, a centenária estava próxima a um relógio, objeto utilizado para marcar o tempo, o mesmo que, sem pressas, vem marcando a vida de Dona Flor.
Clique no título da postagem e deixe o seu comentário!!!
Compartilhe esse post com seus amigos

4 Comentários

Matheus Lucas 18 de setembro de 2014 - 17:51

Oi estou procurando por familiares da minha mãe,o Nome dela é Gerosina de Jesus,o nome da Mãe era Clemencia Maria de Jesus,e do pai ela só lembra que era Odilon,o nome de sua avó era lina,seus Irmãos se chamam,Maria de Jesus chamavam ela de Preta,Temisio,Di Assis ou Assis,Osvaldo ela morou um tempo com seus padrinhos Odila e Geniro,na Cidade de itambé,e itapetinga,hoje ela está com 75 anos obrigado .

Matheus Lucas 24 de fevereiro de 2014 - 17:38

Oii Luiz será que posso entrar em contato com vc ainda..Obrigado Aleksandra

Luiz Pedro Passos 10 de maio de 2011 - 00:50

Aleksandra, passe mais detalhes sobre Gerosina: nome completo, onde está residindo hoje, onde ela residia em Itambé antigamente para o meu email luizppc89@hotmail.com que tentarei ajudar vocês também por meio da rádio.

Abraços e até mais!!!

Aleksandra 10 de maio de 2011 - 00:44

Por favor vcs conhecem esses irmãos Diassis,Temisio,Osvaldo,Maria e José…Quem procura eles é sua irmã gerosina que se separou deles ainda peguena…
o nome se sua mãe era Clemencia Maria de Jesus…e do pai ela só sabe que era odilon..
obrigado…

Comentários estão fechados.

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade