Início Noticias Alegria em dose dupla

Alegria em dose dupla

Por Reginaldo Spínola
 Os novos desafios de Fábio Souza, 17 anos, aprovado em duas universidades públicas
Fábio Souza e o seu pai, o cantor Paulinho de Itambé
Para conquistar uma vaga nas concorridas universidades públicas, jovens brasileiros investem  energia e talento nos estudos; abdicam das farras e dos prazeres; enfrentam a verdadeiras maratonas ao realizarem várias provas de vestibular. A recompensa por tamanha dedicação só chega com a alegria da aprovação, que em alguns casos é vivida em dose dupla. Como aconteceu com o itambeense Fábio Souza, de 17 anos, aprovado nos vestibulares de duas universidades públicas.

Fábio Souza trocou as redes sociais da internet, pelos conteúdos de química, matemática, física e demais matérias. O bate-papo com os amigos, pela leitura de livros. Intensificou ainda mais os estudos no ano de 2010. Pela manhã, concluía o ensino médio no Centro Educacional Gilberto Viana.  Em casa, no turno vespertino, separava uma hora do tempo para revisar alguns assuntos, e a noite se concentrava nas aulas do cursinho pré-vestibular “Universidade para todos”, mantido pelo governo do estado com o apoio dos municípios.

O resultado após todo o esforço empreendido veio com a aprovação em dois vestibulares. Com isso, ele teve que escolher entre cursar Engenharia Ambiental no Instituto Federal da Bahia (IFBA) ou Engenharia Florestal na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), já que a lei impede os estudantes de fazer duas faculdades públicas simultaneamente. Optou por Engenharia Ambiental no IFBA.

Nasce uma nova etapa na vida do jovem que, para conseguir realizar os seus sonhos, também decidiu dizer um até logo a Itambé. Ele irá morar em Vitória da Conquista, onde está situado o campus do IFBA. “Vou dar a ele tudo que não tive, a educação, base de tudo. Ele tem que voar”, afirmou o cantor Paulinho de Itambé, pai de Fábio, demonstrando o apoio ao futuro engenheiro ambiental.

 Rumo a Conquista, Fábio colocará em sua bagagem, além das roupas e dos livros, todo o saber acumulado durante a sua vida, junto com a total gratidão aos seus professores, co-responsáveis pelo trunfo. “Agradeço aos professores por me incentivar a seguir meus sonhos”, disse.

“Eu quero fazer algo pelo país, pelo meio ambiente, ajudando a combater o desmatamento da Amazónia, a poluição dos rios”, planeja o estudante, que acredita que a educação é libertação. “Quando conhecemos, deixamos de ser cidadãos alienados e passamos a ser cidadãos conscientes”.
Compartilhe esse post com seus amigos

2 Comentários

betha 24 de fevereiro de 2011 - 12:13

Parabéns, Fábio! Fiquei muito feliz com sua conquista. Como sua ex professora, fico muito orgulhosa de você! Sucesso!!!

Anônimo 21 de fevereiro de 2011 - 11:51

Parabéns!!

Cézar (Paulinho de Itambé)

Você realmente merece comemorar muito esta grande conquista.

Como tantos outros pais de Itambé, que lutam e continuam lutando para poder proporcionar a única riqueza aos seus filhos que é o estudo.

Sabemos que tudo tem seu preço. Mas tenha certeza que DEUS estará com seu filho, guiando a sua vida.

Um dia, um grande escritor disse:

" O QUE VAI DETERMINAR O CARATER DE UM GRANDE HOMEM NOS PRÓXIMOS 05 ANOS, SERÁ O RESULTADO DO QUE ELE LÊ HOJE E OS RELACIONAMENTOS QUE ELE CONSTROE".

Um Grande Abraço,

Roni (Brasília-DF)

Comentários estão fechados.

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade