Início Noticias Estudo aponta que Itambé tem gestão fiscal crítica

Estudo aponta que Itambé tem gestão fiscal crítica

Por Reginaldo Spínola
O índice FIRJAN de Gestão Fiscal, criado pela Federação das Industrias do Estado do Rio de Janeiro, aponta que o município de Itambé tem gestão fiscal crítica. O estudo foi eleborado exclusivamente com dados oficiais, declarados pelos próprios municípios a Secretaria do Tesouro Nacional. O índice traz informações de 2010 comparados com números dos anos de 2006 até 2009, período administrado pelo prefeito Moacir Andrade. A cidade de Itambé teve média 0,3803 e conceito D, o que é considerado crítico.
O indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município;IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.

O índice varia entre 0 e 1, quanto maior, melhor é a gestão fiscal do município. Cada cidade é classificada com conceitos A (Gestão de Excelência, acima de 0,8001 pontos), B (Boa Gestão, entre 0,6001 e 0,8), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,4001 e 0,6) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 pontos). 

Dados gerais do município. Infográfico: FIRJAN 

Itambeagora@gmail.com

1 Comentário

Anônimo 26 de março de 2012 - 13:48

Pedro, parabéns pelo Blog, deveria postar mais sobre a cidade "a verdadeira identidade da cidade" rua esburacadas obras nunca inauguradas Ex: rua da manteiga, quiosques, casinhas popular….. uma verdadeira vergonha.
O verdadeiro cego é aquele que ver e não quer enxergar.

Comentários estão fechados.

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade