Início Noticias Liberdade

Liberdade

Por Reginaldo Spínola
Hoje recebi no blog um comentário de um anônimo que diz o seguinte: “Falar da vida dos outros tem um preço”. Quero dizer para quem escreveu e aos demais que este blog não tem o intuito de discutir pessoas, nós fazemos um debate sobre a cidade. Algo perfeitamente possível dentro de uma sociedade livre e democrática como a nossa. As pessoas que estão dentro da vida pública precisam estar abertas as críticas e precisam ter conhecimento sobre o papel da imprensa. Em meus textos neste site, nunca  denegrir a imagem de ninguém, seja cidadão comum ou pessoas públicas, que ocupam cargos públicos, e exatamente por isso devem explicações ao povo. 
Estamos sendo os olhos dos cidadãos itambeenses. Estamos fazendo as pessoas refletir e agora, como nunca antes, essas pessoas estão tendo acesso a informação de qualidade, estão tendo como construir e formar suas opiniões com embasamento crítico. E nos muitos dos comentários que recebemos estão demonstrando inteligência.
Não existe democracia sem imprensa livre. A presidente Dilma Roussef destacou em seu discurso de posse que prefere mil vezes os gritos da imprensa livre do que o silêncio da ditadura. Pensem nisso.
 E quanto ao preço. O preço que pagamos por permitir desmandos, por nos calar diante dos erros, por fingir que está tudo bem quando não está, não dura quatro anos como muitos imaginam. Essa dívida é paga em suaves prestações pelas futuras gerações.
Não tenho medo, se tivesse havia escolhido outra profissão, já teria tirado este blog do ar. Sabe o que peço, é que me respeitem enquanto estudante, enquanto pensante, enquanto cidadão.
Itambeagora@gmail.com

10 Comentários

Roni (Brasília-DF) 2 de julho de 2012 - 16:23

Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.

Censurar a moralidade é amordaçar a nossa querida Itambé, vamos deixar de lado a politicagem e fazer política de verdade.

Roni (Brasília-DF) 2 de julho de 2012 - 16:11

A clara realizade "nua e crua" do medo transparente no rosto das pessoas, 13 anos fora de Itambé e esta realizade é a mesma, as pessoas ficam no anonimato, preocupados com represálias políticas. A democracia nos reserva o pleno direito dos direitos fundamentais, para acabar com o "disse me disse", é bastante simples, basta apenas indentificar-se.

Anônimo 2 de julho de 2012 - 15:45

Bom dia Luiz! Já postei um comentário que não foi lido. Deve ter sido que "Os comentários expressos pelos nossos visitantes podem não representar o pensamento do blog". Não denegria a imagem de ninguém, tão somente fazia exposição da minha opinião. Sei que os comentários são analisados antes de publicados ou não. Discordo totalmente da expressão IMPARCIALIDADE deste blog. Está claro que este blog não é imparcial, há um tempo vem sendo utilizado pra exaltar alguns e tentar diminuir outros. Será que a Administração Pública Municipal só erra? E qual Administração é perfeita? NUNCA vi aqui um post que ao menos mencionasse os vários feitos positivos da Prefeitura Municipal. Realmente você como profissional não denigre a imagem de ninguám, mas leia novamente os posts acima e os outros do blog, você é conivente com o que estas pessoas escrevam ao publicá-los e não respondê-los como respondeu alguns. Enquanto outros "não selecionados" não são publicados, que impacialidade hein. Desculpe-me a franqueza Luiz, mas seu blog se tornou político-partidário, de uma única coligação. Enquanto profissional, deveria realmente ser IMPARCIAL e não manipulado pela política. Enquanto isso, não se faz necessário abrir o seu blog pra saber quem "os leitores" estão tentando denegrir, (sempre a administração pública municipal)comentando seus posts "imparciais". Ps. consultarei posteriormente o blog pra ver se esse foi publicado!

Luiz Pedro Passos 2 de julho de 2012 - 16:03

Oi leitor, obrigado por dirigir até mim de forma respeitosa. Recebemos uma leva muito grande de comentários, às vezes nem todos são analisados friamente. Agora, permita-me dizer que você mente em algumas passagens do seu texto. Dê uma passeada pelo arquivo do blog e verá que já falei muitas vezes das obras públicas. Só que não posso fazer vistas grossa mais para os erros.

Por conta de toda essa situação, estamos revendo algumas regras. Comentários que citam nomes só serão aceitos se forem assinados.

Sim, o tem aimparcialidade é bastante debatido na acadêmia. A conclusão que se chega sempre é que ela é um mito, portanto não existe. Não cobre isto de mim. Cobre verdade, isso sim.

O blog falou algumas vezes das ações da coligação da situação. Não houve omissão, e acho que relatamos como ocorreu.

Abraços e o blog está a disposição para que a prefeitura se defenda de forma oficial sobre os temas que foram tratados por mim, como o ônibus escolas na praia e a falta de ônibus para os univeritários.

Abraços!!!

Anônimo 1 de julho de 2012 - 23:51

"Falar da vida dos outros tem um preço"

Preço maior é o que a população paga quando se tem um governo CORRUPTO, chantagista, traiçoeiro e enganador!
Preço maior a população de uma Cidade inteira paga quando políticos MAL CARÁTER persuadem as pessoas mais humildes com "beijos, abraços e buzinas".
Preço maior a população de uma Cidade inteira paga quando "vermes" como você "anônimo" escreveu em tom amedrontador a frase: "Falar da vida dos outros tem um preço". A população de nossa Itambé tem Hombridade, Caratér, e vergonha na cara ao reconhecer que foi ludibriado, enganado, e muito, quando VOTOU em políticos, Camaleões, vendidos e sem escrúpulos.

Muito Obrigado,

PS.'. Viva a Liberdade de Imprensa, Viva os jovens do nosso Brasil, através deles construiremos um PAÍS, um Estado, uma Cidade melhor, Uma ITAMBÉ melhor!!! Bem melhor!!!

Anônimo 1 de julho de 2012 - 21:46

Onde nós vamos parar com isso? Será que ninguém está vendo isso? Um jornalista está sendo ameaçado. Por quem? Quem tem interesse de calar a boca até da imprensa? Parece que estou vivendo numa cidade sem lei. Absurdo. Coragem jornalista. O nome disso é desespero. De pessoas que morrem de medo da verdade vir à tona. Desculpe. Acho que vou vomitar. Amo a política e tenho nojo da politicagem.

Anônimo 1 de julho de 2012 - 21:04

Parabéns LUIS, bandidos mandam recados com ameaças anomimamente, mas a população conhece bem a cara deles.

Anônimo 1 de julho de 2012 - 20:31

PARABÉNS LUIZ NÃO DESISTA DE SER VC E SEJA IMPARCIAL COMO JORNALISTA

Anônimo 1 de julho de 2012 - 20:54

“nós fazemos um debate sobre a cidade”?? – Debate ou monólogo.
“As pessoas que estão dentro da vida pública precisam estar abertas as críticas”- Mas sem direito à defesa, pois as respostas passam pelo crivo: "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado"
“Em meus textos neste site, nunca denegrir a imagem de ninguém”- Memória curta, hein?
“Estamos sendo os olhos dos cidadãos itambeenses”- Caolho. Só tem o olhar da crítica.
“não dura quatro anos como muitos imaginam” – Vc só pensa no mandato de 4 anos, será política?
“me respeitem enquanto estudante, enquanto pensante, enquanto cidadão” – primeiro vc deveria respeitar a profissão de blogueiro.

Luiz Pedro Passos 2 de julho de 2012 - 15:10

Todas as vezes que publicamos matérias polémicas que envolvem a prefeitura pedimos explicações ao orgão. Foi assim quando mostramos o ônibus escolar ns praia, quando falamos sobre o abandono dos estudantes universitários. Esses textos estão aí no arquivo do blog. Leitores, sguidores, voltem a lê-las e verá que ao final digo que enviamos um email para a prefeiturs, mas até mo momento não obtivemos resposta. Comentários não são respostas. E o crivo deve haver para que as pessoas que acessam não postem palavras de baixo calão, que denegrem a imagem das pessoas públicas, que devem ser interpoladas com respeito. Agora me cite uma passagem aqui que denegro a imagem de alguém? Agora lhe mostro não é um, nem dois, mas centenas de textos em que exalto figuras que me trataram de forma desrepeitosa, que foram contra a minha história, que renegaram os meus sonhos. Posso até ser caolho, mas minhas mãos continuam limpas, limpissimas, assim como minha dignidade. Eu não só penso no mandato de 4 anos, penso nas fururas gerações que sofrerão com os erros de agora.

Respeito a profissão de blogueiro, caro. Vários jornalistas mantém blogs na internet, Paulo Henrique Amorim, da Rede Record, é um deles. Blogs, sites, redes sociais são mecanismos revolucionários dentro da comunicação, tenho estudado isso frequentemente dentro da acadêmia. Caso queira, por você ter se mostrado um intelectual das comunicações podemos promover um debate sobre o tema, o que acha? Além de blogueiro, estou na ar de segunda a sexta, das 6:00 às 7:00 da noite na Uesb fm 97,5, rádio que pode ser sintonizada aqui em Itambé. Futuramente, não serei um profissional provisionado, e sim com diploma, formação superior.

Abraços!!!

Comentários estão fechados.

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade