Início Noticias Contagem regressiva para o fim do Itambé Agora

Contagem regressiva para o fim do Itambé Agora

Por Reginaldo Spínola


Medo? Não. Revolta mesmo. Revolta por saber que a cidade de Itambé não estar preparada para consumir notícia. Aqui não era fornecido boatos, fofocas para o público. O nosso produto era de alta qualidade, apesar dos erros cometidos algumas vezes, apesar das ocultações cometidas algumas vezes, apesar da indiferença com que essa página tratou alguns assuntos. E essas sempre foram as críticas maiores dos nossos leitores. Mas analisemos a estrutura dessa página?

O blog da cidade foi criado em 13 de julho de 2009. Era mantido por uma pessoa apenas, uma. Não tínhamos e não temos condições de falar sobre tudo. Não é uma equipe que pensa e faz o Itambé Agora, é uma pessoa apenas. A ausência de tempo também dificultava a atualização da página. Precisava cuidar do blog, da vida, dos estudos, do trabalho. Através do blog cuidava da comunidade.

Compreendi minha função ao longo deste tempo. Fui e continuo sendo incompreendido por muitos. O Itambé Agora foi os olhos da cidade, algumas vezes abertos, outras vezes fechados, mas sempre atentos. E hoje, vejo que a nossa luta não foi em vão, não mesmo. Contribuimos para este continuo processo de transformação da nossa sociedade, missão primeira de um meio de comunicação. É só passear pelo nosso histórico que vocês verão isto. Famílias que foram beneficiadas por nossas ações, estudantes que serão beneficiados por nossas ações, a comunidade que foi beneficiada com as nossas ações.

Nunca na história de Itambé o povo discutiu tanto os problemas que nos cercam e afligem. Uma provocação do Itambé Agora. As pessoas saíram da sua zona de conforto para lutarem pelos seus ideais. O  dialogo partia do Itambé Agora e se amadurecia nas ruas. A democracia se fortaleceu, porém nem todos estão suficientemente preparados para isso. Portanto, chego a  conclusão de que, não generalizando,  as pessoas é que não amadureceram. 

O Itambé Agora foi o rémedio para a saudade de inúmeros itambeenses que hoje residem em outras cidades. As distancias se encurtavam quando eles visualizavam nossas postagens. Eles podem falar melhor do que eu, mas certamente se sentiam em casa acessando o Itambé Agora. Ficavam mais próximos da terra natal, dos acontecimentos que afetavam as vidas dos seus familiares. 

Muitas histórias aqui foram contadas. Outras tantas serão contadas por outros sites que nasceram logo após o nosso, para preencher o vazio que deixávamos em determinadas coberturas. O sentimento é de que uma página da vida não está sendo findada, mas rasgada por forças exteriores. Eu vou além ainda, acho que uma importante página da história de Itambé está sendo rasgada. Um pedaço da nossa identidade está se perdendo. 

Quanto as ameaças, elas serão averiguadas pela justiça. Vou formalizar denuncia no Ministério Público, conversarei com o juiz. Para que mais pessoas saibam do que está ocorrendo, irei aos meios de comunicação da cidade. Isso que aconteceu é uma fronta aos princípios de liberdade pregados por nossa constituição. As últimas matérias do Itambé Agora serão sobre este caso. Vamos trazer o pensamento da justiça. 

Encerro com este pequeno texto de Gabriel Garcia Marques. O trabalho continua…
Porque o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e humanizar mediante a confrontação descarnada com a realidade. Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte.”


Compartilhe esse post com seus amigos

6 Comentários

Anônimo 15 de fevereiro de 2013 - 22:04

pirapora mg 15 02 2013 cresci em itambe por isso acho que posso falar pelo povo itambe precisa de muitas fabricas so que parece que os governantes nao estao enchergando isso o povo tem que fazer muitas cobranças estou falando isso porque amo essa cidade maravilhosa

Anônimo 29 de janeiro de 2013 - 12:24

Bom dia,
Gostaria de expressar aqui o meu apoio e a minha revolta com o que acontece nessa cidade chamada Itambe.
Conheci o seu blog a mais ou menos um ano atraves de pesquisas na internet sobre a cidade, morei ai por muitos anos e tenho muitos amigos ai, e uma residencia também.
Estou ciente das dificuldades da população atraves do seu trabalho e tambem, por que meus amigos me falam, você certamente é um dos poucos que consegue falar com tanta clareza e dedicação sobre os recentes acontecimentos por ai.
Fiquei muito triste hoje quando vi sua materia, sobre o fim do blog, e mais chocada ainda com tamanha ignorancia e falta de respeito com o nosso direito de liberdade e expressao, quao covardes essas pessoas que usam de ameaça para esconder o erro e incobrir a imcopetencia!
Gostaria que enfrentasse tal dificuldade e não desistisse do blog, mais tambem prezo pela segurança, entao faça o que lhe for mais coerente e digno da sua competencia, que eu acredito ser muito.
Um abraço forte e muita força.
CDS- Belo Horizonte- MG

JAYR SANTOS BRASILIA DF 28 de janeiro de 2013 - 21:14

Prezado Luiz! Simplesmente estarrecedor e lamentável. Acho que você deve sim continuar com o seu Blog. E aos meus conterrâneos da nossa querida Itambé, vamos refrescar a cabeça, não acho justo este tipo de manifestação. Eu fiquei triste com os acontecimentos recentes.

Anônimo 28 de janeiro de 2013 - 20:43

Creio que isso é muito serio, essa ameaça foi feia, coisa de gentinha que nao sabe receber criticas… Nao exclua o blog Luiz, estamos com vc!!

Luiz Pedro Passos 28 de janeiro de 2013 - 20:00

Continuarei com meu serviço como profissional da comunicação, amigo. O blog continuará no ar, mas sem atualizações. Não deixarei de ser jornalista por isso, continuarei. Crítica recebo várias e sei usá-las ao meu favor.

E é preciso ser muito homem pra tomar uma atitude como essa, já que, assim como você, muitas outras pessoas tinham o costume de acessar o Itambé Agora.

Abraços!!!

Anônimo 28 de janeiro de 2013 - 19:54

vc toma vergonha na sua cara rapaz!

que tipo de jornalista é esse que não sabe receber criticas?

pois vc pode retirar isso dai e continuar com o seu serviço!

seja Homem Luiz!

Comentários estão fechados.

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade